Mostrar mensagens com a etiqueta sopa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta sopa. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Creme de abóbora e salva

No blogue raramente aparecem receitas de sopas. Podem pensar que cá em casa não comemos sopa mas nada mais errado. Todos os dias há sopa, mas sempre sopas muito normais. Alterna-se entre a sopa de feijão e a sopa de legumes, que depende sempre do que a horta nos dá. Uma vez por outra faz-se uma canja de galinha ou um caldo verde (em vez da batata usamos courgette e fica deliciosa e super cremosa).
Desta vez quis fazer algo diferente. Como sempre, fui ao quintal dos meus avós ver os legumes mais frescos. Trouxe abóbora, alho francês, cenouras, aipo (que plantei e está lindo lindo e um chuchu que a vizinha me deu (como é bom viver na aldeia e dar o que temos a mais. Somos sempre generosamente acarinhados).
Quando cheguei a casa, "tropecei" no Jamie at Home, um livro (e programa de tv) que adoro, porque as receitas partem de um ingrediente que vem da terra :)
Adorei a ideia da salva, das poucas aromáticas que raramente uso porque nunca sei muito bem onde usar e que deu um toque divinal à sopa.
 

(receita adaptada do livro Jamie at Home, Jamie Oliver)

Ingredientes:
10 folhas de salva fresca
1 cebola picada
1 talo de aipo
2 cenouras descascadas e cortadas em cubos
1 alho francês
1kgs de abóbora
1 chuchu
1 carcaça de frango (ou caldo de carne ou legumes)
2 dentes de alho

Preparação:
Coloque um fio generoso de azeite num tacho e junte as folhas de salva. Deixe alourar cerca de 1 minuto, mexendo sempre ou até ficarem crocantes. Retire a salva e reserve.
Nesse azeite refogue a cebola picada e adicione a carcaça de frango ou alguma parte de frango que queira cozinhar (gosto de cozer frango na sopa porque dá um óptimo gosto e funciona como caldo de carne. a carne fica tenrinha para depois assar ou estufar :) Misture bem e acrescente os legumes cortados (excepto o alho). Cubra os legumes com água e deixe cozinhar até os legumes estarem moles e a desfazerem-se. Retire o frango.
Retire a sopa do lume e com a varinha mágica triture a sopa. Junte os dentes de alho picados e volte a misturar.
Sirva com as folhas de salva e um fio de azeite.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Penicilina Judaica ou uma canja de legumes

2014 começou com uma virose.
E assim, depois de quinze dias de comida farta e muitos doces o meu corpo deu sinais de fraqueza.
Sempre tive uma alimentação saudável. Nunca comprei legumes.
Ou melhor, comprei quando vivi longe de casa, mas sempre que vinha de fim-de-semana ia carregada de frescos, carne de produção caseira e o peixe do mar tão perto.
O que pedir mais?
A verdade é que somos aquilo que comemos!
Sempre ouvi o meu avô dizer que a nossa alimentação é o nosso combustível. Aquilo que nos faz andar.
E a verdade é que com 74 anos tem uma saúde de ferro e uma energia fascinante.
Por isso comecei o ano com sopas e chás e com uma vontade reforçada de me alimentar ainda melhor. Fazer escolhas ainda mais acertadas e tirar o maior proveito do que a Natureza me dá!
Começo o ano com a receita que me "curou". O que Jamie Oliver chama de Penicilina Judaica e que encontrei ao folhear o livro que não me canso de experimentar receitas.
Uma espécie de canja de galinha com legumes, sabor, conforto e muitas vitaminas.
Ingredientes:
1 carcaça de frango (de preferência caseiro) e um bocado de carne (por ex. peito ou coxa) ou 1 frango (pode depois usar noutra receita)
1 cebola picada
3 cenouras descascadas e cortadas em rodelas
1/2 caule de aipo picado
4 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1/2 couve branca cortada finamente (usei para substituir a massa)
sal e pimenta
1 molho pequeno de salsa picada
Preparação:
Numa panela grande coloque a galinha ou frango e cubra com água.
Deixe ferver durante 30 minutos e retire a espuma que se formou à superfície e deite fora..
Adicione mais água se necessário e deixe ferver. Junte os legumes picados (excepto a couve) e tempere com sal e pimenta.
Deixe ferver mais 20 minutos (caso esteja a cozer uma galinha caseira é necessário mais tempo. veja quando estiver cozinhada) e retire o frango. Desfaça a carne em lascas e volte a colocar na panela. Adicione também a couve e deixe cozer.
Quando a couve estiver cozida retire do lume.
Polvilhe com a salsa fresca  e sirva quente.

domingo, 8 de setembro de 2013

Gaspacho

O meu pai passa o ano inteiro a desejar que os tomates fiquem maduros.
E quando eles começam a "pintar", as saladas são o acompanhamento de qualquer refeição.
E o meu "mítico" arroz de tomate (um dia tenho de falar sobre isso) com carapaus fritos...hmmm
Tomate, tomate, tomate em tudo!
E como ainda é Verão, começar as refeições com um shot de gaspacho refresca o corpo e a alma e dá-nos uma lufada de vitaminas e nutrientes.
Deve haver mil receitas de gaspacho, eu própria confesso que cada vez que faço altero sempre uma coisa ou outra, acrescento ou substituo um ingrediente por outro. Hoje deixo a receita do último que fiz e que me encheu as medidas!

Ingredientes (cerca de 800ml):
6 tomates maduros grandes
1/3 pepino
1/4 de pimento
1/4 de beringela
4 hastes de cebolinho
3 colheres de sopa de azeite
orégãos, pimenta e sal q.b

Preparação:
Retire do frigorífico os legumes e corte o tomate grosseiramente em bocados (se preferir pode retirar a pele ao tomate).
Corte o pimento, o pepino e a beringela aos bocados e coloque tudo no liquidificador ou triture com a varinha mágica.
Tempere com sal, orégãos, pimenta e azeite e coloque as hastes de cebolinho no liquidificador e volte a triturar bem.
Se não estiver suficientemente frio pode colocar uns cubos de gelo a gosto ou acrescentar um pouco de água e "coar" se preferir o preparado mais fino e aguado. Polvilhe com orégãos secos.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sopa de frango e feijão mungo

(scroll down to english version)

Gosto destes dias de Inverno.
Apesar do frio, os dias estão solarengos e maiores, o que permite uma caminhada ao final do dia.
As noites, essas estão realmente frias, o que me leva a pedir aconchego à comida.
Uma sopa rica que me aquece a alma e reconforta o estômago.

Ingredientes:
1/4 de frango do campo (pode usar uma parte com osso e febra, por exemplo do peito do frango ou outra parte a gosto)
2 cenouras
1/2 chávena de feijão mungo
1 cebola
2 dentes de alho
massa a gosto
água q.b
azeite q.b
cebolinho q.b

Preparação:
Pique a cebola e o alho e leve a refogar num pouco de azeite.
Junte a carne e deixe refogar cerca de 1 minuto, mexendo sempre para não pegar.
Cubra com água. Tempere com sal, pimenta e 1 raminho de tomilho.
Deixe ferver.
Adicione o feijão mungo e deixe cozinhar mais 10 minutos.
Acrescente as cenouras cortadas em pequenos cubos e deixe cozinhar mais 10 minutos.
Por fim, junte um bocadinho de massa a gosto.
Retire os ossos e a carne de frango e desfie. Volte a juntar à sopa.
Sirva com cebolinho picado.
I really like these cold winter days.
Despite the cold, the days are now sunny and bigger, which invites me for late evening walks.
The nights, though, are really cold, so I look for comfort on warm food.
In this case a rich soup that warms my soul and comforts the stomach.

Ingredients:
1/4 chicken field (can use bone and bluegrass, for example breast or other part of the chicken to taste)
2 carrots
1/2 cup of mung bean
1 onion
2 cloves of garlic
mass to taste
water q.s.
oil q.s.
chives q.s.


Preparation:
Chop the onion and garlic and bring to a simmer in a little olive oil.
Add the meat and cook about 1 minute, stirring constantly to avoid catching.
Cover with water. Season with salt, pepper and 1 sprig of thyme.
Bring to a boil.
Add mung beans and simmer another 10 minutes.
Add carrots cut into small cubes and cook another 10 minutes.
Finally, add a little mass to taste.
Remove the bones and chicken meat and shred. Rejoin the soup.
Serve with chopped chives.


sábado, 7 de julho de 2012

Sopa de courgette e cebolinho

As sopas fazem parte do menu cá de casa.
Seja Inverno ou Verão, esteja calor ou frio, gosto muito de sopa.
E as sopas variam consoante o que o quintal nos oferece.
E agora, as courgettes são rainhas! Fazem umas sopas fantásticas, aveludadas e com óptimo sabor.
Juntei o cebolinho, que cresce vistoso e que foi plantado por mim!
Uma sopa muito verdinha, simples e repleta de vitaminas, para uma refeição leve de Verão!


Ingredientes:
2 courgettes médias
1 alho francês
sal e azeite q.b
1 mão cheia de cebolinho
presunto q.b

Preparação:
Corte as courgettes com a casca em pedaços e o alho francês em rodelas.
Refogue o alho francês em azeite e sal. Adicione a courgette.
Acrescente água de forma a tapar os legumes. Deixe cozinhar.
Quando os legumes estiverem cozinhados, acrescente o cebolinho e deixe ferver mais um minuto.
Retire do lume e triture tudo com a varinha mágica.
Se for necessário, acrescente mais água e deixe ferver um pouco.
Sirva com lascas de presunto.
Mais uma vez queria agradecer a todos os que por aqui passam e deixam os vossos comentários!
Enchem-me o coração!
Muito obrigada :)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Creme de cogumelos

Quem passa por este blogue com alguma frequência provavelmente já pensou que na minha alimentação diária não entram as sopas.
Nada mais errado!
Raros são os dias em que ela, a sopa, não se senta à minha mesa.
Com os legumes da época, directamente do quintal dos meus avós, sai sempre uma panela de sopa suficiente para algumas refeições.
Mas hoje resolvi fazer uma diferente! Uma sopa com cogumelos frescos!
Desde que me rendi aos cogumelos frescos que os enlatados nunca mais entraram cá em casa. Fui descobrindo os brancos, os portobellos, os shiitake...grelhados, estufados, recheados e agora também em sopa!

Ingredientes:
1 alho francês (parte branca)
200 gramas de cogumelos frescos (usei cogumelos brancos)
1 batata
3 dentes de alho
2 chávenas de caldo de legumes
sal,azeite, pimenta e cebolinho q.b


Preparação:
Corte o alho francês em rodelas e leva ao lume a refogar num fio de azeite. Acrescente os dentes de alho e os cogumelos cortados.
Deixe ferver e junte o caldo de legumes e a batata cortada em pedaços. Tempere com sal e pimenta.
Deixe cozinhar cerca de 15 a 20 minutos e triture com a varinha mágica.
Polvilhe com cebolinho fresco picado.
Obrigada a todos que deixam comentários aqui ou no facebook!
Sabe tão mas tão bem :)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sopa de Perca

Lembro-me de uma vez ter ficado doente.
Lembro-me de ter ido ao médico e ele ter-me receitado medicamentos que em vez de baixar a febre, a fazia subir.
Lembro-me de ter faltado ao teste de matemática e ter de o fazer na semana seguinte, sozinha numa sala, com a professora à minha frente.
Esta semana também estive doente.
A febre também não baixava mas não faltei a nenhum teste de matemática.
Fiquei apenas farta de cama e canja de galinha, por isso, hoje quando voltei à cozinha, fiz uma sopa à minha medida, daquelas que gosto mesmo e soube-me pela vida!
Por momentos, enquanto a saboreava, esqueci-me que ainda estou proibida de sair de casa!

(receita da Colecção Receita dos melhores restaurantes de Portugal- Peixes)
Ingredientes (para 4 pessoas):
4 postas de perca (cação ou outro peixe)
1 molho grande de coentros
6 dentes de alho
1 dl de azeite
2 dl de vinagre
1 colher de sopa de colorau
1 colher de sopa de farinha
pão alentejano e croutons q.b

Preparação:
Pise os coentros com os alhos até obter uma pasta homogénea.
Deite o azeite num tacho e deixe aquecer bem. Em seguida, junte os temperos pisados e o colorau.
Acrescente um pouco de água e coza o peixe previamente temperado com sal.
Por fim, engrosse o caldo com a farinha desfeita no azeite, deixando apurar um pouco para que a farinha coza.
Rectifique os temperos, tendo o cuidado de não deixar cozer demasiado o peixe.
Acompanhe com pão alentejano frito em azeite ou croutons

Obrigada a todos pelos comentários simpáticos sobre o meu risotto :)
São uns/umas queridos/as :)