segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sopa de Perca

Lembro-me de uma vez ter ficado doente.
Lembro-me de ter ido ao médico e ele ter-me receitado medicamentos que em vez de baixar a febre, a fazia subir.
Lembro-me de ter faltado ao teste de matemática e ter de o fazer na semana seguinte, sozinha numa sala, com a professora à minha frente.
Esta semana também estive doente.
A febre também não baixava mas não faltei a nenhum teste de matemática.
Fiquei apenas farta de cama e canja de galinha, por isso, hoje quando voltei à cozinha, fiz uma sopa à minha medida, daquelas que gosto mesmo e soube-me pela vida!
Por momentos, enquanto a saboreava, esqueci-me que ainda estou proibida de sair de casa!

(receita da Colecção Receita dos melhores restaurantes de Portugal- Peixes)
Ingredientes (para 4 pessoas):
4 postas de perca (cação ou outro peixe)
1 molho grande de coentros
6 dentes de alho
1 dl de azeite
2 dl de vinagre
1 colher de sopa de colorau
1 colher de sopa de farinha
pão alentejano e croutons q.b

Preparação:
Pise os coentros com os alhos até obter uma pasta homogénea.
Deite o azeite num tacho e deixe aquecer bem. Em seguida, junte os temperos pisados e o colorau.
Acrescente um pouco de água e coza o peixe previamente temperado com sal.
Por fim, engrosse o caldo com a farinha desfeita no azeite, deixando apurar um pouco para que a farinha coza.
Rectifique os temperos, tendo o cuidado de não deixar cozer demasiado o peixe.
Acompanhe com pão alentejano frito em azeite ou croutons

Obrigada a todos pelos comentários simpáticos sobre o meu risotto :)
São uns/umas queridos/as :)

10 comentários:

  1. Olá, espero que te encontres melhor:)
    O teu prato está uma delicia e faz-me lembrar uma sopa de cação que eu adoro, e há tanto que não faço.Gostei muito!!!
    As tuas melhoras, beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Desejo-te as melhoras... :)
    A tua sopinha está com excelente aspecto. Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Desejo-te as melhoras =D
    Essa sopinha deve ser deliciosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Essa sopinha esta com um aspeto maravilhosos... Desejo-te as melhoras.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Já tinha notado a tua ausência e tenho pena que seja por esse motivo. Espero que recuperes rápido para voltas às delícias :) Como esta sopa, que também é à minha medida, com peixe e coentros. Adoro!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Com essa sopa não há febre que resista! As melhoras☺
    BJinhos

    ResponderEliminar
  7. as melhoras rápidas :) a sopinha de certeza que animou ...

    ResponderEliminar
  8. Obrigada a todas :) a sopinha de peixe ajudou muito :)
    Beijinhos e um dia cheio de amor :)

    ResponderEliminar
  9. Amiga descobri hoje o teu blog e encontro logo aqui uma sopinha deliciosa que nunca experimente mas pelos ingredientes esta aprovadissima :)
    Já fico tua seguidora.

    Beijinho

    Visita-me também.

    ResponderEliminar
  10. as melhoras... tem mesmo um aspecto reconfortante a tua sopa! beijos

    ResponderEliminar