segunda-feira, 11 de abril de 2016

Canelones de bacalhau e espinafres

Descobri recentemente as maravilhas de viver perto da praia durante o Inverno.
Se no Verão há agitação, pessoas e trânsito, no Inverno, por sua vez, há silêncio, pacatez e nos dias de sol, passear à beira-mar é só a melhor coisa do Mundo.
Mas o que sinto falta no Inverno é de ouvir da janela as peixeiras apregoar pelo "peixe do nosso maaaaaaar". De comprar 5kgs de carapaus a 5euros, levar para casa da minha avó, amanharmos o peixe e colocá-lo nas brasas a assar. Ai sinto tanta falta.
Mas como não vivo sem peixe, no Inverno vou comprando o que se arranja. Mas fico cada vez mais desiludida por nos supermercados praticamente só se vender peixe de aquacultura. (Felizmente por aqui há óptimas peixarias, mas claro, o bom peixe não é nada, nada barato)
Digam o que disserem (e eu conheço os argumentos quase todos) mas em jeito de desabafo sinto-me triste. E se fui cortando, aos longos dos anos, na carne que não é criada lá no quintal dos meus avós, começa-me a acontecer o mesmo com o peixe (que não é do mar ou do rio) e  começo a pensar no que vou estar a comer daqui a 10 anos.
A Maria Midões fez um post recentemente com alguma dúvidas que eu própria já me coloquei. Afinal o que está certo e o que está errado?
É um grande nó na minha cabeça que decidi adormecê-lo com uma receita de conforto, para dias de chuva e de satisfazer a alma :)

Ingredientes (para 2):
folhas de lasanha q.b
2 postas de bacalhau
100 gramas de espinafres (eu coloco sempre a olho :)
2 dentes de alho
azeite q.b
200 ml de leite
1 colher de sopa de maizena
1 colher de sopa de manteiga

Preparação:
Coza as placas de lasanha em água abundante temperada e um fio de azeite. Coloque uma a uma no tacho de forma a não se pegarem e retire-as para cima de uma tábua ou um pano também, uma a uma.
Coza o bacalhau e retire as espinhas.
Numa frigideira salteie os espinafres com azeite e alho. Tempere com sal. Junte o bacalhau, mexa bem e reserve.
Corte as folhas de lasanha ao meio (no sentido horizontal). Recheie com o bacalhau e espinafres e enrole. Coloque cada rolinho numa travessa de ir ao forno.
Leve o leite ao lume com a manteiga. Junte a farinha dissolvida numa colher de sopa de leite e mexa bem até engrossar.
Deite por cima dos canelones, polvilhe com queijo a gosto e leve ao forno até dourar.
Sirva com uma salada.

8 comentários:

  1. É algo preocupante, de facto, pensarmos até que ponto é que pdoemos comer com confiança, a mim não é só na carne e no peixe que me assaltam dúvidas e incertezas, os vegetais e legumes também. Mas dou por mim a achar que qualquer dia não como é nada...
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Miranda, não falo dos legumes porque tenho a sorte de comer sazonalmente o que se planta no quintal dos meus avós mas tens toda a razão no que dizes.
      Bem, alguma coisa teremos sempre que comer, mas é bem sabemos que o que comemos é o nosso gasóleo que nos faz andar :S
      um beijinho*

      Eliminar
  2. Caramba. Fiquei nostálgica. Agora quero uma casa à beira da praia :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Com bacalhau nunca fiz, pelo aspecto deve ser nuito bom
    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. Ui,também li esse post.O que está certo e errado nas nossas escolhas alimentares e as "modas" do momento. Eu cá não sigo modas, como o que gosto!E também comeria mais peixe não fosse tão caro, é verdade...Valha-nos o bom fiel amigo Bacalhau, que está connosco todo o ano e nunca decepciona!E que ficou tão apetitoso nesta sugestão!
    beijinhos
    Amélia

    ResponderEliminar
  5. Compreendo bem essa saudade por peixe de qualidade e bem fresco mas de forma ainda mais urgente pois estou a viver em Londres. Peixe só mesmo em lombos já sem pele e espinhas pois imagino que os ingleses nunca tenham visto um peixe inteiro e a custar algo como 10 libras por dois lombinhos de robalo ou dourada, chega a ser rídiculo :/ Mas aproveito sempre que venho a Portugal para matar a saudade e encher a barriga de peixe e marisco, tão bom! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vendo bem estou-me a queixar por nada realmente. Há países onde a situação é muito pior que cá. Acho que cá as coisas também se estão a encaminhar para isso. Há cada vez mais "peixe limpo" e o peixe fresco sobe o preço a olhos vistos. Enfim..vamos vivendo um dia de cada vez :) beijinhos*

      Eliminar
  6. Que boa sugestão. Tem um aspecto deicioso.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar