terça-feira, 5 de janeiro de 2016

O Ritual da Prova: Gallo Azeite Novo



Há memórias e rituais que marcam a nossa vida de uma forma muito particular. 
Quando era miúda via muitas vezes o meu pai a provar o azeite com um pedaço de pão. Lembro-me de ter ficado perplexa e de lhe ter perguntado o porquê daquele gesto.
Ele, enquanto molhava o pão no azeite, explicou-me que aquele ritual fazia parte da sua herança. A família, em tempos, produzia azeite para consumo familiar e aquele ritual de degustação do azeite era algo que ele continuava a fazer com muito gosto.
Lembrei-me desse dia quando a Gallo me propôs experimentar a primeira colheita do Azeite Novo e assim criar o meu próprio ritual de prova. Para tal, fui desafiada a juntar-lhe uma especiaria que adoro: a canela.
Ao doce e aromático sabor da canela decidi juntar gengibre, algo que tenho sempre na minha cozinha e utilizo em quase todos os pratos e infusões. E assim, com um pequeno apontamento aromático, os sabores fundiram-se no azeite, numa agradável combinação.
É incrível como algo tão simples e tão português como pão e azeite pode trazer tão boas recordações e servir de uma excelente entrada numa noite especial.























Para 2016, desejo-vos o melhor. Que mantenham sempre as vossas tradições, o que vos faz feliz mas tenham a audácia de partir à aventura, experimentar novos sabores e novas aventuras.
Um excelente ano novo!


4 comentários:

  1. A comida é isso mesmo Naida: Memórias e rituais e, apesar de, como tu dizes, "improvável", acredito que esta combinação seja uma delícia e adoro o ritual de molhar pão no azeite, pois o meu pai também o tinha e cresci com esse mesmo ritual.
    Um beijinho e feliz 2016 para ti e família,
    Lia

    ResponderEliminar
  2. O meu pai fazia o mesmo e o meu marido tb o faz!! Eu não porque não sou grande fã de azeite... um bom ano para ti!!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. As belas recordações é o que temos de melhor na vida,...
    Feliz Dia de Reis :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Adoro molhar o pão no azeite simples mas ainda mais se for temperado com alho, pimenta e sal.
    Beijinhos,
    Clarinha
    http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/arroz-integral-com-bolonhesa-de-atum-e.html

    ResponderEliminar