quinta-feira, 12 de maio de 2016

Bolo Bundt de Alfarroba

Num dos posts anteriores falei-vos sobre o meu fogão e como ele passou a ditar o número de bolos (reduzido por sinal) que se faziam cá em casa.
Ora bem, a culpa não pode morrer solteira, ou melhor, filha única. A verdade é que quando mudei para a nossa mini-casinha-à-beira-mar-plantada trouxe comigo apenas uma varinha mágica que a minha mãe tinha a mais. Na altura haviam outras prioridades e cozinhar para dois não é preciso grandes acessórios.
O tempo foi passando e só me voltei a lembrar que precisava de uma batedeira "como deve ser" no dia em que fiz uma pavlova à mão!
E agora, dez meses depois, continuo sem nada. Apenas uma varinha mágica para ralar a sopa e o aproximar da época da fruta fresca, dos batidos e gelados e a minha indecisão sobre o que realmente devo ter na minha cozinha. É que basta irem a qualquer loja de electrodomésticos para perceberem que há mil produtos e marcas semelhantes e diferentes ao mesmo tempo.
Há sugestões e dicas desse lado? Em troca dou-vos uma fatia deste bolo maravilhoso que encontrei no blogue da talentosa Patrícia :)
Ingredientes:
320 gr de farinha
60 gr de farinha de alfarroba
3 ovos
200 gr de açúcar
150 gr de manteiga
200 gr de creme fraiche
1 colher de sopa de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de açúcar baunilhado

(receita ligeiramente adaptada daqui)
Preparação:
Bata os ovos, o açúcar e o açúcar baunilhado durante 10 minutos.
Junte a farinha de alfarroba e o chocolate em pó e incorpore o creme fraiche.
Por fim, misture bem a farinha peneirada.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 45 minutos ou até estar cozido.
Polvilhe com açúcar em pó.


10 comentários:

  1. Olá, Naida
    Já acompanhamos o teu blog há algum tempo. Além de gostarmos das receitas, vivemos em casa dos nossos avós e adoramos cozinhar no fogão de lenha :)
    Este bolo é capaz de ser um dos próximos a entrar no forno, pois alfarroba é um dos ingredientes de eleição para bolos saborosos e menos pecaminosos ;)
    Mas o que me leva a comentar é o pedido de sugestões para electrodomésticos. Há tempos, fizemos a mesma pesquisa, porque queríamos um aparelho prático, multifunções e acessível. A escolha recaiu sobre este processador de cozinha: https://www.worten.pt/maquina-de-cozinha-kenwood-fpm250.html
    É bastante completo e um bom aliado. Além dos acessórios que aparecem na imagem, também tem espremedor de citrinos.
    beijinhos e obrigada pelas sugestões

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Sim, concordo, há tantos eletrodomésticos parecidos e diferentes ao mesmo tempo. Temos que ser criteriosos na escolha, senão enchemos a cozinha com tudo o que existe.
    Adorei este bolo, deve ser mesmo delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ando a pensar em comprar uma kitchenaid... mas imagino que não seja bem isso que procuras. Não te sei bem ajudar, confesso. Desejo-te sorte.
    E, claro, adorei esta maravilha de bolo!!!

    ResponderEliminar
  4. Querida Naida, acho que uma bimby/yammi que ia dar muito jeito. Se bem que eu por exemplo nunca gostei de fazer bolos na bimby e acabei por comprar a kitchen aid. Mas um robot de cozinha resistente dá muito jeito em qualquer casa! Um beijo

    ResponderEliminar
  5. Por Favor, quando postarem um bolo que cortem UMA FATIA para o vermos por DENTRO!!!
    Please, please, please!!!!

    ResponderEliminar
  6. Gosto do sabor a alfarroba. Levo a receita para experimentar :)
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. O bolo está tão liiiindo!! Eu também não tenho muitas maquinetas, tenho uma Prospero Kenwood, que adoro mas infelizmente não tem picadora de carne, de resto faz tudo e dá-me uma jeiteira, mas foi uma compra mais ou menos recente. Também tenho a varinha mágica e tenho uma máquina de gelados, foi daquelas coisas que meti na cabeça e não descansei enquanto não comprei uma, e o ano passado aquele menina trabalhou mais que sei lá eu!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Humm belo bolo.
    Eu ainda não tenho muitas máquinas mas lá vou adquerindo aos poucos. A última aquisição foi um Robot Kenwood para triturar. :-)

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/05/doce-da-avo-dos-acores.html

    ResponderEliminar
  9. O bolo ficou perfeito :)
    Lindo e deve ser mesmo saboroso!
    Quanto aos utensílios, mudei-me há 1 ano e meio e o que tenho é a varinha (que hoje pifou a meio de um pesto e sem ela não se sobrevive :p), uma kitchen aid que dá imenso jeito (e depois tenho uns acessórios para ela de picar a carne/vegetais), torradeira, microondas e a chaleira! :p
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Olá...mulher abençoada...

    Passei para uma visitinha rapidinha, mas fui ficando,ficando
    FOFA!! ADOREI SABER MAIS SOBRE VOCÊ, SEU BLOG ESTÁ LINDO!!
    BEIJÃO

    ResponderEliminar