sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Bolo de coco e 3 anos de Frango!

É tão difícil pensar que já passaram 3 anos!
Mais de 250 posts depois, aquilo que começou como "um-caderno-de-receitas-virtual" continua a ser isso mesmo: um caderno de receitas virtual.
No entanto, passaram 3 anos e em 3 anos muitas coisas mudam. O Frango do Campo, mesmo sem qualquer pretensão de blogue pessoal, acabou por ser um reflexo de quem eu sou, dos meus estados de espírito e das mudanças da minha vida.
Em 3 anos, sem me aperceber muito bem disso, este Frango deu-me tanto. Parece um clichê, eu sei, mas quem tem blogues compreenderá melhor do que ninguém.
Se fizer o exercício de pensar como teriam sido estes últimos 3 anos da minha vida se não tivesse este blogue rapidamente percebo que algumas pessoas que entraram na minha vida não teriam entrado. Na mesma medida, provavelmente não teria superado alguns desafios nem vivido experiências tão boas.
3 anos depois continuo uma cozinheira amadora que cozinha o que quer, quando quer. Nunca ambicionei ter um restaurante, um livro ou ser profissional de cozinha.
Não é essa a minha meta. Os meus voos são outros. Quando saí de Lisboa, de trabalhos escravos e mal pagos e voltei para junto dos meus há 3 anos sabia que ia ser difícil. Sabia que tinha de pensar em mim, de parar de me lamentar e acreditar que esta pessoa que vos escreve tem algum valor. A meta ainda está longe mas o blogue tem sido, acreditem, uma grande bengala neste caminho.
Com ele descobri que era possível fotografar mais do que pessoas e rostos. Que a comida é muito fotogénica e há "props" de se perder a cabeça. Das estantes saíram alguns livros para dar lugar a outros, mais técnicos, mais coloridos e cheios de lindas fotografias e receitas. Quanto à despensa, essa malandra ficou recheada de ingredientes que há 3 anos nunca tinha ouvido falar.
Este blogue não é o meu sustento e não trabalho para que o seja. Mas é uma parte de mim. Angustia-me saber que não tenho tido tanto tempo quanto gostaria para cozinhar e "postar" nem de visitar blogues de que tanto gosto.
Obrigada a todos os que passam por aqui, pelo facebook ou instagram, que me deixam mensagens sempre carinhosas e aos que passam em silêncio. Hoje o dia é vosso. Sirvam-se de uma fatia!
 (receita do doce livro  Os Bolos da Julie)
Ingredientes:
200 gramas de manteiga à temperatura ambiente
350 gramas de açúcar
5 ovos
435 gramas de farinha
235ml de leite de coco

Cobertura e recheio:
200 gramas de queijo creme
100 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente
150 gramas de açúcar em pó
coco ralado

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Unte uma forma redonda de 22cm de diãmetro.
Com a batedeira, bata a manteiga até obter uma consistência fofa. Adicione o açúcar e bata bem.
Acrescente os ovos um a um, batendo bem entre cada adição.
Junte a farinha, intercalando-a com o leite de coco.
Coloque a massa na forma e leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos ou até o bolo estar seco. Deixe o bolo arrefecer e corte-o em dois.
Para a cobertura e recheio bata os ingredientes todos (excepto o coco ralado) até estarem bem misturados e ter uma consistência cremosa.
Recheie com o creme e polvilhe generosamente com coco ralado. Faça o mesmo com o topo do bolo.

19 comentários:

  1. Parabéns pelo blog maravilhoso!
    Sempre que posso venho espreitar.
    Adorei este bolo fantástico!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Naida!
    ainda bem que crias te o Frango o campo, pelas receitas deliciosas, pelas fotos bonitos e porque assim tive a possibiliae e te conhecer :))

    ResponderEliminar
  3. Partilho as tuas palavras, quase como se fossem as minhas! Desejo-te muito sucesso neste mundo dos blogues de culinária, onde há muito fair play e lugar para todas termos experiências novas. Cinco estrelas para o Frango do Campo! Porque não posso dar mais, como diria o meu avô. beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro-te Naida! E adoro este blogue.
    Sabes bem o quanto te acho talentosa. E este blogue reflecte isso mesmo. Por mais amadora que aches que és, és muito boa, muito profissional no que fazes, sejam vídeos, fotografias ou receitas! Parabéns por estes 3 anos! (Estou prestes a festejar a mesma quantidade de anos no meu cantinho!)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns pelo aniversário Nádia e que venham muitos mais!!
    Muito sucesso querida!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns é sempre um prazer passar por aqui.
    O bolo com leite de coco agrada-me e muito
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelos 3 anos e que venham muitos mais com receitas fabulosas e inspiradoras! :)

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns, Naida! É sempre um prazer visitar este blog, tanto pelas receitas deliciosas que partilhas, assim como pelas fotos lindas que as acompanham. E vídeos, quando vêm mais? Adorei aquele que publicaste à uns tempos atrás :)
    O bolo de festa está lindo e delicioso, tudo com cocô me conquista.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. E que venham muitos mais, Naida!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Revi-me no que escreveste e espero que o frango do campo continue por muitos bons anos :)
    Felicidades e sucesso em todos os teus projectos!
    Parabéns.
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  11. Querida Naida,

    3 anos generosos certamente, mas acho que não só pelo blogue (embora mereça todos os créditos possíveis) mas pela pessoa por trás dele, que todos admiram e cujo trabalho respeitam. Os parabéns são para ti! Beijinho!

    Amélia

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns, e que venham muitos e muitos mais :)

    ResponderEliminar
  13. Naida, é um encanto saber que aqui tão próximo da minha horta mais alguém cultiva ruibarbo!!! :) Parabéns. Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabéns pelo blog! Espero q contes muitos anos! E viva o frango do campo! :)

    ResponderEliminar
  15. Chego atrasada (é a falta de tempo) mas ainda com olhinhos de ver o teu sorriso maquiavélico por detrás desse bolo :)
    Eu gosto muito do teu Frango do Campo desde o início. E estou muito agradecida por te ter conhecido pessoalmente graças aos nossos blogues. Venham mais 3 anos de boa companhia e boas receitas!

    ResponderEliminar
  16. Naida, já sabes que te adoro e ao teu Frango do Campo.
    Sem esta vida de blogs não te teria conhecido e isso é mesmo uma coisa muito boa! :)
    Venham mais dias felizes e sonhos que consigas concretizar, sem medos e sempre em frente, com muitas e boas receitas pelo meio!
    Um beijinho.
    PS: adoro bolinho de coco

    ResponderEliminar
  17. Muitos parabéns ;)
    São 3 anos fantásticos! Cheios de receitas maravilhosas e de textos lindos e fotografias encantadoras! Sim, as fotografias à comida conseguem ser muito melhores que a rostos! Ehehe! E as tuas ficam sempre tão bem!
    Que venham muitos mais, com muitos sonhos e muitos bolinhos :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  18. Naida,
    Venho tarde, mas dei-te os parabéns no insta e reforço-os aqui.
    Parabéns pelos 3 anos de trabalho lindo e inspirador e por seres essa pessoa linda que se percebe que és, mesmo que só te conhecendo por trás do blogue.
    Desde que conheci o teu blogue que o visito sempre que fazes posts novos e mesmo não comentando sempre, vou sempre daqui maravilhada e encantada com o teu modo simples e despretensioso de estar na vida.
    Quanto ao bolo, AMO, pois adoro coco de paixão e tudo o que o leve, fica logo nas minhas boas graças.
    Beijinhos grandes e continua a ser quem és,
    Lia.

    ResponderEliminar