quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Massada de Peixe

Para a minha avó, a quarta-feira de Cinzas é dia Santo.
A tradição reza (segundo a minha avó) que depois de um Carnaval bastante carnívoro, não se toque, cheire ou sinta a carne na quarta-feira de cinzas.
Tradições são tradições, mas para mim não é sacrifício nenhum passar um dia sem comer carne. Aliás, passo vários dias por ano sem comer carne e sinto-me muito bem com isso.
Confesso até que, um ou outro ano que estive longe dos avisos da minha avó sobre a dita quarta-feira sem carne, a comi sem sequer me lembrar que não o deveria fazer.
Enfim, tradições à parte, aproveitei a lembrança da minha avó para almoçar um prato que adoro e que faço com bastante frequência.


Ingredientes:
300 gramas de massa penne
2 postas de perca (ou outro peixe, é óptimo com tamboril)
1/2 pimento
80 gramas de miolo de camarão
azeite, polpa de tomate e vinho branco q.b
salsa, cebolinho e nêveda q.b
1 cebola e 1 dente de alho grande

Preparação:
Coloque a refogar a cebola e o alho picados em azeite. Junte o pimento cortado em tiras.
Adicione a polpa de tomate, o vinho branco e um raminho de nêveda. Tempere com sal.
Junte cerca de 2 chávenas de água e deixe ferver.
Junte então as postas de peixe e deixe cozer cerca de 3 a 5 minutos.
Retire o peixe e reserve. Adicione a massa e enquanto esta coze retire as espinhas ao peixe.
Quando a massa estiver quase cozida junte o peixe aos bocados e o miolo de camarão.
Polvilhe com salsa e cebolinho picado.

Obrigada pelos comentários sempre simpáticos :)
Disseram-me que algumas pessoas têm tido problemas ao entrar no meu blogue. Estou a tentar perceber o que se passa e resolver a situação.
Obrigada por continuarem a passar por aqui :)

11 comentários:

  1. Como eu adoro uma boa massada de peixe :) Por cá a minha avó também mantém essa tradição e claro que a nós que adoramos peixe, não nos incomoda minimamente fazer-lhe a vontade. Ela costuma fazer uma bela sopa de peixe carregada de coentros.
    (quando tirei a foto do meu couscous lembrei-me da tua tacinha roxa!)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Já não como há imenso tempo!!Fiquei com vontade de fazer...

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. hummm eu adoro pois desde que leve peixe é comigo a tua esta muito boa bjs

    ResponderEliminar
  4. Que bela massinha... Gostei da sugestão, já faz tempo que não faço com peixinho : ) Pelo aspeto ficou uma delicia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoro massa amiga e esta està bem ao meu gosto, so o aspecto dela faz crescer àgua na boca!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Ontem por acaso tambem comi massada de peixe.. mas com massa de cotovelos! Adorei a tua versao :) um beijo

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto imenso de massada de peixe.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adoro massada de peixe e só de olhar para este prato maravilhoso, já fiquei com agua na boca...
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de massada de peixe e esta ficou com um aspecto mesmo delicioso! :)
    Beijinhos

    P.s. Acho que o problema já está resolvido, pelo menos não voltei a ter dificuldade de aceder... :)

    ResponderEliminar
  10. QUE BELA MASSADA ESTA COM UM EXCELENTE ASPECTO.
    BJS

    ResponderEliminar
  11. Gosto desta massada.

    Bjocas

    As papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar