quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Mexilhões com molho de limão e tomate e uma viagem à Arrábida

Chegou o Verão, chegou Agosto e é caso para dizer que quem ainda não foi de férias está muito pertinho de ir :)
Durante alguns anos não fiz férias (por diversas razões) e tirava apenas uns 2 ou 3 dias para passear e descansar. Com o tempo (e com os 30!!!) aprendi que também eu, merecia e precisava de descansar.
E assim, na semana passada rumei a Sul (não Sul Sul) para desbravar uma zona do nosso magnifico país que não conhecia: a Arrábida.
Como adoramos aproveitar cada momento das férias (sejam eles 2 ou 20 dias) resolvemos sair de casa às 4h30 da manhã para tomar um belo pequeno-almoço na praia, ao nascer do sol. Sim, temos estas ideias loucas e nem pensamos na possibilidade de, às 6h30 da manhã, estar um frio do caraças e um nevoeiro medonho na Foz do Arelho (Mas não deixa de ser bonito fazer migalhas no carro, enrolada numa manta com a Lagoa de Óbidos como fundo).
Próxima paragem: Óbidos!


É daqueles locais que nunca me canso. Desta vez, passeámos pelas ruelas sem turistas e confusão, o que teve um encanto especial.


Um pequeno desvio ainda para a Ericeira. Não conhecíamos de todo e fiquei encantada com a praia. Sem dúvida que será uma próxima paragem "mais prolongada".
Antes do destino final ainda tivemos tempo para uma paragem para almoço em plena Lisboa.
Ambos trabalhámos e vivemos na capital e sentimos muitas saudades de respirar Lisboa. Esta paragem foi estratégica para nos inspirarmos nos bonitos recantos do Lx Factory. Nunca me canso de espaços bonitos.
Finalmente chegámos ao nosso destino! Pela primeira vez decidimos ficar alojados numa Guest House e foi das melhores experiências que podíamos ter tido.
A Guest House Carpe Diem fica situada em Azeitão e a Sandra, a anfitriã, percebeu logo que nós gostamos é de comer bem e ver coisas bonitas, o que nos valeu dicas de ouro para esses dias.
E quem acorda às 4h da manhã merece uma tarde preguiçosa na piscina. Estarei errada?
O segundo dia foi o dia da descoberta! Fomos àquela que, para mim, é a praia mais bonita do Mundo. Praia do Ribeiro do Cavalo! Juro que por momentos pensei que tinha voltado às águas límpidas e azuis da Tailândia (límpidas, azuis mas não quentes).

A praia é virgem e de muito difícil acesso. Uns valentes 20 minutos a descer por entre arribas e calhaus (a subida achei muito mais fácil) apenas para destemidos com sapatilhas :)
E como estas escaladas dão fome, seguimos o caminho até Sesimbra, ao Lobo do Mar. Peixe fresco é em Sesimbra, sempre contou a tradição, por isso nem nos desviámos da rota. Ma-ra-vi-lho-so! 
Sesimbra é simpática mas depois da praia do Ribeiro do Cavalo, a praia da Califórnia e a do Ouro pareceram-me "normais". Seguimos rota para apanhar o pôr-do-sol no Cabo Espichel, não tivéssemos nós bichos carpinteiros :)



O Cabo Espichel é um lugar mágico ( e muito ventoso). Tenho um fascínio particular por cabos e "zonas limite" onde parece que tudo acaba, ou começa, dependendo do ponto de vista.
O que também não desiludiu foi a Arrábida. A serra é linda mas quando chegamos ao Portinho é uma sensação fenomenal, um misto de praia e natureza e uma água transparente a perder de vista.


Para quem gosta de praia há imenso a explorar! A praia dos Coelhos, Galapos, Galapinhos, Creiro... Todas lindas e só é pena não ajustarem a temperatura da água :) uns 2 ou 3 graus acima não era nada mau :)
Para quem, como nós, gosta de comer e comer bem esta zona também é fantástica. Tivemos umas fantásticas guias em Setúbal que nos levaram a comer o maravilhoso do choco frito (juro que já tenho saudades) e de quem matei saudades (7 anos Andreia, já passaram 7 anos!!)
Em Azeitão não deixem de provar o queijo (claro) e as tortas! Quem me segue no instagram viu que fui colocando alguns restaurantes, se quiserem enviem-me mensagem que eu dou-vos sugestões :)
E como gostamos mesmo muito de passear, ainda tivemos tempo de dar um saltinho a Tróia, Comporta, Praia do Pêgo e Alcácer do Sal.
Entre a Comporta e Alcácer existem 2 coisas a não perder! O Cais Palafítico da Carrasqueira que é LIN-DO! Ver o pôr-do-sol naquele lugar é realmente mágico. A outra coisa a não perder é um restaurante chamado "A Escola", que é precisamente uma antiga escola primária e que fica no meio do nada, na estrada que liga Alcácer à Comporta. Comida alentejana de comer e chorar por mais!

(Este não é um post patrocinado!São apenas alguns dos maravilhosos lugares do nosso Portugal! Podem ver outras viagens aqui, aqui, aqui e aqui)



E não podia acabar sem uma receita! Uma receita que cheira e sabe a Verão e a férias!

Ingredientes:
800gr de mexilhão
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
2 cebolas picadas
2 dentes de alho picado
1 tomate 
1 limão
1 chávena de vinho branco
1/2 chávena de coentros (usei cebolinho)
sal e pimenta q.b


Preparação:
Arranje os mexilhões retirando-lhes as barbas. Escorra-os muito bem e reserve.
Num tacho, aqueça a manteiga e o azeite. Junte as cebolas e deixe cozinhar 3 minutos. Adicione os dentes de alho e cozinhe mais 2 minutos.
Junte o tomate cortado em pedaços, o sumo de limão, o vinho branco, o sal e a pimenta.
Por fim adicione os mexilhões e cozinhe cerca de 5 minutos com a tampa fechada.
Polvilhe com coentros ou cebolinho picado e limão cortado em meias-luas.



9 comentários:

  1. Naida, conseguis-te levar-me por momentos até à Arrábida. Já fui algumas vezes lá, mas acreditas que ainda não "vivi" aquela zona como ela merece ser vivida. Aproveitar cada hora, cada por e nascer do sol. Cada peixinho fresco, cada choco frito ;)
    Obrigada pela partilha e pela vontade que me despertas-te em lá voltar (depois do Verão, que não sou dada a tanta confusão) :)
    beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu detesto férias em Agosto mas sou "obrigada" a tirar nesta altura do ano, por isso acabamos sempre por fugir dos fins-de-semana. apesar disso até não achei muita confusão e estacionei na Arrábida sem problemas (mas nós também nao nos importamos de andar uns metros a pé ou acordar mais cedo)
      Felizmente o Verão vai até Outubro (ou pelo menos costumam estar dias lindos nessa altura) e sem dúvida que é a melhor altura para aproveitar :) um beijinho grande**

      Eliminar
  2. Que post mais lindo, Naida! Eu fui-vos acompanhando no Instagram e estive mesmo para me meter convosco para irmos beber um café, mas tive uma semana tão atípica no trabalho que andava a mil e sem tempo. Por outro lado, vocês estavam de férias e não queria incomodar.
    A Arrábida é isso tudo que descreves e mais ainda. E sim, tem esse efeito de seduzir quem a visita e as suas praias são das mais lindas deste país. Tenho a sorte de viver relativamente perto e vou imensas vezes passear para essa zona e, claro, comer o belo do peixinho fresco a Sesimbra, que tem uns restaurantes excelentes. Infelizmente, nesta altura do ano a Arrábida fica saturada de gente. Os acessos são escassos, os estacionamentos para as praias (principalmente Galápos e Galapinhos) são o caos e as pessoas não respeitam os sinais de trânsito. Gosto daquela zona, mas em época baixa. Assim como assim a água é sempre fria...LOL. Mas para teres ideia, já cheguei a estar "trancado" no trânsito cerca de 2 horas, junto do Portinho da Arrábida. Então desisti de ir para ali nos meses de Julho e Agosto. Têm de voltar com mais tempo!
    Um beijinho e um abraço ao Mr. Frango!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh..."chateia à vontade" :) eu sabia que vivias na margem sul mas pensava que era mais acima :) e como fomos só durante a semana sei que é sempre mais complicado. ainda consegui ver a Marmita no dia em que subi :)
      Pois, também não gosto nada de confusão nem de férias em Agosto mas não tivemos outra opção :( fugimos das horas mais movimentadas e até foi muito pacífico :) apesar do calor nao apanhamos transito e foi sempre facil estacionar :) temos mesmo de voltar! beijinhos

      Eliminar
  3. Que post maravilhoso! As fotos estão incríveis e esses mexilhões, ai ai,...que bom aspecto,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Belíssimas imagens. :-)
    A receita tem bom aspeto mas quem come cá em casa é só o meu maridão. Normalmente faço com cebolada e pimento, ele come os mexilhões e eu a cebolada. :-)

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/08/dia-um-na-cozinha-e-uma-delicia-branca.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehe eu não sou fã de pimentos por isso ando sempre a fugir deles :) adoro molhar o pão no molhinho hmmm mesmo sem comer os mexilhões é maravilhoso :)

      Eliminar
  5. Engraçado ler que não tiravas ferias! Eu nunca tirei férias durante toda a minha vida profissional - que foi até aos quarenta anos. Um fim de semana prolongado aqui, dois diazinhos ali, mas férias nem pensar, não por eu não as desejar, mas porque a minha vida laboral sempre foi feita em situações de profunda precariedade, empregos com contratos diários renovaveis automáticamente, que nunca me permitiam ter férias. Mas a falta que uns quinze dias longe da rotina e do rame rame diário fazem!! Hoje em dia queixo-me que nem de férias tenho férias, e acabo sempre por dizer que as minhas férias começam quando regresso de viagem e o marido volta ao trabalho e a cria á escola - viagem essa que nos leva sempre a óbidos, tem graça!!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, comigo foi um bocadinho assim também. Tive uma fase que trabalhei em casa como freelancer e é terrivel nesse aspecto. Nunca conseguimos desligar.
      até agora só consegui estar 12 dias fora (que foi a lua-de-mel :)
      estes 5 dias souberam a ouro :) percebo bem! A minha mãe sempre se queixou do mesmo, quando iamos de férias ela levava literalmente a casa atrás, fazia almoços e jantares, enfim só estavamos num sitio diferente :) um beijinho***

      Eliminar