E assim, depois de quinze dias de comida farta e muitos doces o meu corpo deu sinais de fraqueza.
Sempre tive uma alimentação saudável. Nunca comprei legumes.
Ou melhor, comprei quando vivi longe de casa, mas sempre que vinha de fim-de-semana ia carregada de frescos, carne de produção caseira e o peixe do mar tão perto.
O que pedir mais?
A verdade é que somos aquilo que comemos!
Sempre ouvi o meu avô dizer que a nossa alimentação é o nosso combustível. Aquilo que nos faz andar.
E a verdade é que com 74 anos tem uma saúde de ferro e uma energia fascinante.
Por isso comecei o ano com sopas e chás e com uma vontade reforçada de me alimentar ainda melhor. Fazer escolhas ainda mais acertadas e tirar o maior proveito do que a Natureza me dá!
Começo o ano com a receita que me "curou". O que Jamie Oliver chama de Penicilina Judaica e que encontrei ao folhear o livro que não me canso de experimentar receitas.
Uma espécie de canja de galinha com legumes, sabor, conforto e muitas vitaminas.
Ingredientes:
1 carcaça de frango (de preferência caseiro) e um bocado de carne (por ex. peito ou coxa) ou 1 frango (pode depois usar noutra receita)
1 cebola picada
1/2 caule de aipo picado
4 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1/2 couve branca cortada finamente (usei para substituir a massa)
sal e pimenta
1 molho pequeno de salsa picada
Preparação:
Numa panela grande coloque a galinha ou frango e cubra com água.
Deixe ferver durante 30 minutos e retire a espuma que se formou à superfície e deite fora..
Adicione mais água se necessário e deixe ferver. Junte os legumes picados (excepto a couve) e tempere com sal e pimenta.
Deixe ferver mais 20 minutos (caso esteja a cozer uma galinha caseira é necessário mais tempo. veja quando estiver cozinhada) e retire o frango. Desfaça a carne em lascas e volte a colocar na panela. Adicione também a couve e deixe cozer.
Quando a couve estiver cozida retire do lume.
Polvilhe com a salsa fresca e sirva quente.
Essas fotos, fazem-me lembrar a casa dos meus pais na aldeia :)
ResponderEliminarMas há alguma coisa melhor do que precisar de uma couve e ir ao quintal apanhar? Ou de limões e abrir a janela da cozinha e tirar um da árvore (isto acontece lá em casa), ou comer um frango caseiro? :) Viva!
Espero que estejas melhor ***
tens tanta sorte teres essas coisinhas boas...quem me dera :))
ResponderEliminarcanja de franguinho caseiro, remédio santo!
É precisamente a receita que a minha mãe faz, mas com massinhas e sem couve. É tão bom e tem aquele sabor a conforto, casa da mamã, campo. Enfim, tudo o que nos faz bem. Não admira que cure qualquer virose num abrir e fechar de olhos!
ResponderEliminarBig Kiss ♥
Olha nunca fiz esta sopinha / canja / penicilina / curativa / mezinha.... mas que tem cá um aspecto... hummm lá isso tem. E adoro.... adoro as tuas receitas assim do campo, da terra, sempre sazonais. Enfim... adoro o teu blogue.
ResponderEliminarQue bom aspecto :) espero que já estejas melhor.
ResponderEliminarAi essas fotos Naida Rute.. apetece saltar pro ecrãn. AMO tudo, tudo tudo!! O nosso Jamie é o maior até te cura constipações, já viste! Só um aparte agora.. porque a minha vida não é só dizer bem de ti, tu sabes!!!! Ah e tal não sei fotografar as minhas fotos ficam um cocó!! Vou só dizer uma resposta à Marmito.. XUPA-MOS!
ResponderEliminarQue lindas "cinoiras"!!!! Quem me dera não ter que comprar legumes... era uma pessoa bem mais feliz. Mas olha, faço o que posso: planto as minhas pastinagas e este ano vou dar-lhe na cenoura, alhos e rúcula (que ano passado teve muito sucesso).
ResponderEliminarGostei desse caldinho de franga (ou pitinha) caseira. A única forma que a minha mãe tinha de me fazer canja era substituir a massa por arroz e juntar couve e cenoura. Como vês, Mami já cozinha Jamie-style antes de o Jamie nascer... Ou então isto é mesmo penicilina judaica que foi passada de geração em geração na nossa família :)
Olá Naida, confesso que canjinha não é das minhas coisas preferidas, esta é uma canjinha diferente e que ficou com um aspecto fascinante, se calhar era capaz de experimentar.
ResponderEliminarE as fotos... Lindas!
Bjinhos
Não é o meu prato favorito mas tem muita saída cá em casa. Era comida de domingo em minha casa há muitos anos atrás, quando um frango assado era um manjar de festa.
ResponderEliminarEsta está com muito bom aspecto.
Tem um excelente aspecto e o tempo anda a pedir uma sopinha destas!
ResponderEliminarQue bom aspecto, e com este tempo cinzento sabe mesmo bem
ResponderEliminarAqui chamaria um caldo a esta canja de legumes, que bom aspecto não preciso de pensar muito para saber que ia gostar.
ResponderEliminarBeijinhos
Gosto muito de canja! A minha receita é parecida com esta :) (um dia destes partilho...)
ResponderEliminarBeijinhos e Bom Ano!
Que bela canjinha minha franguinha :)
ResponderEliminarÉ mesmo bom termos a nossa horta, comer o que ela nos dá, o que plantamos.
Gosto das tuas fotos da horta (que já conheci!).
O nosso Jamie é amigo e até te ajuda nas constipações!! Queres melhor?
(bem melhor, só o comentário da marmita hehe)
Um beijinho.
Adoro estas sopinhas, quentinhas e saborosas são muito boas para desenjoar ou para quando estamos mais doentinhas.. :)
ResponderEliminarAs melhoras e um optimo fim de semana
beijinhos
Mafalda
http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/
Comida de conforto no seu melhor.
ResponderEliminarDeixo um desafio para uma receita para a minha festa de aniversário!
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha
Olá Naida!
ResponderEliminarQue boa canja com sabores do campo. Também já tive tudo isso, era só apanhar e trazer ou então a mãe já tinha tudo preparado. Matava eu os coelhos e galinhas que a ela afligia. Desde criança que guardo todos esses paladares e agora transmito-os às minhas netas.
Estou em crer que já deve haver gerações que nunca provaram nada que fosse genuíno da nossa cozinha tradicional. Já estive em dois continentes e adorei a gastronomia de cada um. Gosto de provar tudo o que é novidade.
Gostei muito da mensagem de despedida do ano. Beijinho e um sorridente 2014.
Eu que não sou fã de canja, fiquei de olho nesta! Deve ser mesmo retemperadora. Espero que o vírus já se tenha ido embora (bem, com uma 'injeção' destas, tenho a certeza que sim ;)
ResponderEliminarBeijinhos
Teresa