sexta-feira, 14 de abril de 2017

Folar de Bacalhau


Chegámos à Páscoa e Páscoa sem folar não é Páscoa :)
Cá em casa nunca fomos muito de sobremesas muito complexas na Páscoa, mas o folar de carne nunca faltou.
Sendo o meu pai transmontano, durante anos a minha mãe fez o típico folar de enchidos mas houve um dia em que experimentou uma nova receita e, cá em casa, todos adoramos.
Partilhei a receita em 2012 (podem ver aqui) e ele nunca falta na Páscoa e não só. Como é tão fácil de fazer, levamos connosco para quase todos os picnics (e como a Primavera pede picnics :)
Nos últimos anos tenho tentado fazer outras versões dos tradicionais folares (ou regueifas ou roscas doces, podem ver aqui ou aqui) que também têm feito sucesso. Este ano tinha pensado em algo diferente e quando vi esta receita de folar de bacalhau não pensei mais. Tinha de a fazer.
Foi um ótimo complemento para os jantares de sopa cá em casa e agora na Páscoa não vai faltar à mesa :) Quem é que se atreve a fazer?
Boa Páscoa!
(Receita ligeiramente adaptada da revista Continente Magazine nº79)
Ingredientes:
600gr de farinha
6 ovos
1 cebola
1 alho francês (usei apenas a parte branca)
1 saqueta de fermento de padeiro
1,5 dl de leite
sal q,b
2 dentes de alho
700 gr de bacalhau desfiado ultracongelado
salsa q.b
3dl de azeite
pimenta q.b

Preparação:
Dissolva o fermento no leite morno. Coloque a farinha numa tigela grande e abra um buraco no meio. Adicione o sal, 1,5dl de azeite, 5 ovos e o leite com o fermente.
Misture tudo muito bem até a massa descolar. Cubra com um pano e deixe-a levedar, num local quente, até aumentar o volume.
Num tacho refogue a cebola e o alho francês cortados às rodelas no restante azeite e junte os dentes de alho picados. Adicione o bacalhau e tempere com sal e pimenta. Por fim, junte salsa picada e deixe arrefecer.
Unte uma forma com azeite. Coloque a massa numa banca polvilhada com com farinha e amasse-a um pouco. Divida em 2 parte iguais.
Estenda uma parte e coloque-a dentro da forma, espalhe por cima a mistura do bacalhau e cubra com a restante massa (Se a forma for pequena pode fazer a bola em 3 camadas).
Feche bem os rebordos da massa, pincele com um ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 45minutos ou até estar cozida.

3 comentários:

  1. Curioso, nunca degustei folar salgado!
    Esta sugestão ficou bem tentadora :)

    ResponderEliminar
  2. Um folar bem diferente mas não deixa de ser menos apetitoso!
    Está uma maravilha... nunca tinha imaginado folar de bacalhau mas adorei a ideia e a receita.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Belo folar e bem diferente.

    Beijinhos e uma boa semana,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/05/queques-de-chocolate.html

    ResponderEliminar