quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Pad Thai e uma viagem à Tailândia


Parece que foi preciso deixar acabar Janeiro para fazer o primeiro post do ano.
Na verdade, passei 2016 a pedir-vos desculpa pela minha ausência aqui no blogue. 2016 foi o mais preenchido dos anos. Foi o ano que passou mais rápido (e eu queixava-me dos outros) mas ficou a sensação que nele couberam vários anos.
De 2016 guardo apenas as coisas boas, E foram tantas! Tantas que me fizeram esquecer os momentos menos bons. Ou a falta de tempo para vir aqui publicar.
Para 2017 não faço compromissos! Talvez fosse simpático da minha parte dizer que vou fazer um post por mês, ou dois, ou três. Mas não! Vou passar por aqui sempre que puder. Sem compromissos. Só com receitas boas e alegria para dar!
Hoje trago um pouco da maior e melhor aventura de 2016.

Já tinha feito alguns relatos de viagens (aqui, aqui e aqui) porque quando vou a algum sítio gosto de ler as experiências (especialmente gastronómicas) de outras pessoas. Não apenas ver o que visitar mas ler os relatos de quem por lá passou. E se tiver comida, tanto melhor!
Sabem aquele destino onde sempre quiseram ir? Eu tinha três! Vietname, Cambodja e Tailândia.
Por isso não podem imaginar a minha felicidade quando pisei finalmente o solo Tailandês, no ano em que completei 30 primaveras e recém-casada com o Mr. Frango.
Começo a acreditar que seria melhor dividir este post em pelo menos 3 (cada um corresponderia a uma das cidades que visitei) mas não quero parecer um guia turístico nem vos maçar demasiado.
Li alguns blogues antes de partir, e em quase todos li a palavra desilusão, quando de Bangkok se tratava. Ia com o espírito aberto mas com a plena noção que é uma enorme metrópole com cerca de 10 milhões de habitantes (tantos quanto Portugal) e com imenso trânsito e poluição. Ia com uma enorme tristeza de não estar nesta cidade o tempo suficiente para visitar tudo o que queria e de ter tomado a decisão mais difícil de toda a viagem (não visitar os mercados flutuantes e Ayuttaya). Mas não podia estar mais errada. Adorei Bangkok!
Apaixonei-me por cada Templo, pela arquitectura, pela devoção e respeito que têm ao falecido Rei (que morreu um mês antes da minha viagem e que reinou durante 70 anos).
Visitámos o Grande Palácio, o Wat Pho (o templo do Buda deitado), o Templo do Buda de Ouro (sim, em ouro maciço).


Almoçámos e passeámos pela China Town de Bangkok. Na Tailândia o que não faltam são mercados. Em todas as ruas há vendedores com a sua mesa à beira da estrada e vendem o que têm.
Passávamos as passadeiras com o sinal verde a correr o mais que podíamos. Se não morri atropelada em Bangkok não morro atropelada em mais sítio nenhum! Não há qualquer respeito pelos sinais de trânsito mas também não se vêem acidentes.







Os tailandeses falam incrivelmente mal inglês, ou melhor, os poucos que falam inglês falam muito
mal. Mas são muito muito simpáticos. E depois temos a comida!
A comida é maravilhosa! A fruta é qualquer coisa do outro Mundo! E os sumos? Nem me posso recordar dos sumos que "babo imediatamente o teclado :)
Eu que nunca gostei de manga passei a adorar! Em todos os mercados havia pessoas a cozinhar. Bastava pedir. Lembro-me que em Phuket (a ilha que visitámos) pedi uma sopa num mercado de comida de rua. Pensei que a senhora ia tirar a sopa de uma panela qualquer e me daria mas não! Colocou os ingredientes, os molhos numa panela e em poucos minutos estava a comer um delicioso Tom Yum Kung!
Se comi larvas? Provei claro! E sabe a batata frita :)












A comida de rua é a coisa mais natural na Tailândia. Posso confirmar que gostei muito mais da comida que comi na rua do que a de restaurantes e claro é muito mais barato.

Visitámos também Chiang Mai, no Norte da Tailândia. Lá encontrei uma Tailândia mais pura, um povo mais acolhedor e caloroso e um Templo que me cortou a respiração: Wat Phra That Doi Suthep.
Estivemos à conversa com um monge budista e aprendemos imenso sobre esta religião. Para quem adora compras é também o local ideal. Todas as noites há o Night Bazaar, ou seja, um mercado enorme nas ruas onde se pode regatear pechinchas :)

Acabámos a nossa viagem a descansar nas praias fantásticas da illha de Phuket. Como não somos especiais apreciadores da arte de fazer praia, aproveitámos ao máximo para descobrir a ilha.
Alugámos uma scooter (8 euros/dia) e lá fomos nós.
Primeira paragem: Old Town Phuket.


Como o nome indica, é a "cidade velha", a parte mais histórica mas principalmente mais artística. A arquitectura tem influências portuguesas e faz-me sempre lembrar de S. Salvador da Bahia :)
É uma cidade muito artística, repleta de arte urbana, com restaurantes muito catitas.


Acabámos o dia no ponto mais a sul da ilha a assistir ao mais belo pôr-do-sol da minha vida.
Seguiu-se um dia memorável nas ilhas PhiPhi, um passeio de elefante, muito passeio, muitos mergulhos e algum descanso.




















Para rematar, um gelado! Naaaaaa


Um prato típico tailandês! Pad Thai.
O único prato de repeti várias vezes de tão bom que era :) Hoje deixo-vos a receita, numa versão simplificada (podem usar outros ingredientes) mas muito boa :)
Ingredientes (para 2):
noodles de arroz q,b
2 ovos
1 punhado de rebentos de soja
100 gramas de amendoim sem casca
100 gramas de tofu cortado em cubos
300 gramas de camarão (usei sereias do mar)
150 gramas de vegetais asiáticos (usei um mix pré-congelado)
2 colheres de óleo de amendoim
1 cebola picada
Para o molho: 
1/3 chávena de molho de peixe
1/4 chávena de molho de soja
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
3 colheres de sopa de pasta de tamarindo
Pode usar molho Pad Thai que existe há venda em alguns supermercados!
Preparação:
Coloque os noodles cobertos de água e deixe repousar pelo menos 15 minutos.
Misture os ingredientes do molho e reserve.
Aqueça o óleo de amendoim numa wok. Adicione a cebola, o tofu e os legumes. Deixe cozinhar cerca de 2 minutos mexendo sempre e adicione o molho.
Junte os noodles e deixe cozinhar uns 3 a 5 minutos, mexendo sempre. Acrescente o camarão. 
Deixe espaço num dos lados da wok e parte os ovos. Mexa bem os ovos e misture  com os restantes ingredientes.
Sirva de imediato, com os amendoins picados por cima e pedaços de limão.


9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Amei este post, apesar de eu ser, talvez, a única pessoa à face da terra que não tem interesse em ir à Tailândia (lol), este post está incrível e as tuas palavras transpiram paixão e entusiasmo. As fotografias estão incríveis, um post verdadeiramente inspirador para que quiser ir visitar a Tailândia. Beijinhos enormes

    ResponderEliminar
  3. Beeeeeeemmmmmm, tu nem sabes o prazer que me deu ler este teu post... Por uma simples razão: também eu estive na Tailândia no final do ano passado (novembro e dezembro) e também foi numa lua-de-mel (no meu caso tardia pois casei em Junho). Portanto ver as tuas fotos e ler as tuas palavras foi reviver toda a viagem maravilhosa que fiz; tirando o passeio de elefante que foi das maiores crueldades e atrocidades que alguma vez presenciei! Só os vi ao longe com as armações enormes em cima e as lágrimas não me pararam de correr pelo rosto. 
    Dá-me a entender que até estivemos lá na mesma altura pois quando eu fui o rei Bhumibol tinha falecido há cerca de um mês. É realmente de ficar de queixo caído com o amor e respeito que todos os tailandeses lhe tinham!
    Estiveste em Bangkok, Chiang Mai e Phuket e mais algum sitio? Nós estivémos em Bangkok, Krabi, Phi Phi, Ko Tao, Ko Phangnan e Bangkok de novo (por esta mesma ordem). Às tantas ainda nos cruzámos por lá, vimos e falámos com tantos portugueses (e brasileiros então...).Ok, pronto... Vou parar por aqui porque senão nunca mais me calo!!! Foi tão bom e há sempre tanto para dizer daquele país! Tu de certeza que me entendes! 
    Ahhhhh e o Pad Thai maravilhoso a 50 baths.....<3

    ResponderEliminar
  4. Ai Naida!!
    Eu vou agora dia 12 para as Filipinas!
    Íamos para a Tailândia, mas as coisas que li, acerca do povo e das trapaceirices, fez-me lembrar Marrocos, q detestei P causa disso!
    Tiveste algum episódio menos bom com taxistas?
    E c guias e polícias falsos?
    Quero tt ir à Tailândia .. mas à última, mudei o destino para as Filipinas!
    O meu marido, está desde o ano passado a insistir para irmos... no ano passado consegui adiar a viagem para este ano... �� mas este ano, não!
    Recebi um ultimatum ahaha e la tive q escolher o destino e ir... Eheheh
    O meu 'problema' são as horas de voo... detesto andar de avião... mas sei que qd lá chegar vou adorar!!!
    Mas preferia antes Tailândia .... mas o q li fez-me mudar de destino!
    Mas o teu relato, não me faria nada mudar de destino! ;)
    Um dia que vá à Tailândia, se possível, quero ir com alguém que já conheça! Eheh
    Tenho uma prima minha com os seus meros 22 anos Ehehe , esteve 3 meses seguidos (de janeiro a março) em 2015 e 16, na Ásia a viajar sozinha!!!!! Foi para as Filipinas , Vietnam, Cambodja , Tailândia e mais n sei onde! Ehehe
    Gabo-lhe o espírito e a coragem! ��
    Nunca mais te vi :(
    Um grd beijinho e que tenhas um excelente ano 2017!!!
    Obrigada pelo teu relato!:D
    Deste-me mais 'coragem' Ehehe! ����

    ResponderEliminar
  5. Nunca fui à tailândia mas adoraria um dia poder ir lá.
    Adorei as imagens. Bela receita.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/pao-recheado-moda-da-clarinha.html

    ResponderEliminar
  6. Maçar demasiado??? Por nós, podem vir mais relatos! :)

    Até porque efectivamente para quem, tal como nós, se interessa tanto por gastronomia, é impossível desassociá-la da cultura e os posts que misturam viagens e gastronomia parecem-nos sempre muito interessantes!

    E sem dúvida que este nos deixou com vontade de viajar e de cozinhar :p

    ResponderEliminar
  7. Relatos sobre viagens nunca são demais! Fiquei deliciada com a beleza transmitida pelas fotografias, e a Tailândia subiu na minha lista de lugares a visitar!

    ResponderEliminar
  8. Que post magnífico este Naida.
    Eu que sempre tive vontade de ir à Tailândia, depois deste teu relato fiquei ainda com mais vontade.
    As fotas estão lindas e adorei também acompanhar a tua viagem no instagram.
    Parabéns pelo casamento. Não sabia... :).
    Amo comida Thai e sempre que tenho oportunidade faço em casa, pois viajar no prato também é uma boa forma de viajar.
    Beijinho e muitas felicidades e viagens lindas como esta.
    Lia

    ResponderEliminar