quarta-feira, 2 de março de 2016

Cogumelos Shiitake com puré de batata-doce


Os dias de chuva têm travado as minhas caminhadas à beira-mar, mas sempre que o S. Pedro dá tréguas lá vou eu respirar um pouco de maresia.
Tenho tentado criar o hábito de ir de manhã cedo (até porque no inverno é quando há menos vento) para mentalmente planear o meu dia, as tarefas que tenho a fazer e pensar em como sou sortuda em tantas coisas (e assim tentar-me focar no que realmente interessa na vida em vez de remoer nas coisas menos boas que nos acontecem).
Agradeço muitas vezes, em voz baixa, o facto de algumas pessoas terem entrado na minha vida e, sem estar à espera, através delas conhecer outras pessoas igualmente especiais.
Foi o caso da Ana. Sempre que alguém me contacta e diz que vem da parte da Teresa já sei que só pode ser boa pessoa. A Teresa está sem dúvida no top das melhores coisas que este blogue me trouxe e tenho tido a felicidade de ser acarinhada por ela, pessoalmente e profissionalmente também.
Voltando à Ana, não a conhecia mas quando me disse que a Teresa lhe tinha dado o meu número fiquei logo descansada. Falámos por telefone mas percebi logo que para além de genuína tinha uma história que queria muito conhecer.
A Ana é produtora de cogumelos shiitake, cozinha maravilhosamente e faz umas conservas de bradar aos Deuses. Como se não fosse suficiente, ao visitar a sua produção de cogumelos (que é linda linda e onde tive o prazer de fotografar) percebi que a Ana é daquelas mulheres que não baixa os braços perante as adversidades e através das memórias da família está a criar um negócio fantástico.
A Casa do Chascada é um projecto recente na zona da Maia/ Vila do Conde mas muito em breve terá um site e uma loja online. Por enquanto, se quiserem provar os melhores cogumelos que eu já provei na vida podem fazê-lo através do 963 266 298 ou mandar email para  anamoreira@casadochascada.com

Ingredientes:
350 gramas de cogumelos shiitake 
2 cenouras cortadas em cubos
1 alho-francês (usei apenas a parte branca) finamente laminado
1 cebola finamente laminada
1/2 copo de vinho branco
4 colheres de sopa de polpa de tomate (usei Guloso com alho)
1 folha de louro
água q.b
tomilho q.b
azeite q.b
3  colheres de sopa de queijo quarck (opcional)

para o puré:
3 a 4 batatas-doces assadas
leite q.b

Preparação:
Leve ao lume a cebola e o alho-francês a alourar num fio de azeite. Acrescente a cenoura, o louro, os cogumelos (pode cortar a meio ou cozinhar inteiros) deixe saltear um minutinho e acrescente o vinho.
Quando o vinho evaporar adicione a polpa de tomate, mexa bem e cubra com água. Tempere com tomilho e sal a gosto.
Deixe cozinhar cerca de 15 minutos ou até a água desaparecer e acrescente o queijo quarck. Misture bem e reserve.
Para o puré use batatas doce assadas (ou então coza as batatas em água sem a casca até ficarem cozidas) retire e pele e esmague grosseiramente. Adicione um pouco de leite e com a varinha mágica transforme em puré, acrescentando mais leite conforme gostar da consistência do puré.
Sirva com os cogumelos.

8 comentários:

  1. Adoro puré de batata doce e com esses cogumelos deve ter ficado uma delicia.
    O prato esta lindo.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Gostei. Receitas sem carne nem peixe são bem vindas. Já há alguns anos que faço, pelo menos uma vez por semana, uma refeição vegetariana. Muito antes de começar a moda da "meatless monday".

    Fiz e congelei as almôndegas de lentilhas e cogumelos, portanto ainda não provei.

    Obrigada e continuação de bom trabalho.

    Maria Correia

    PS - Partilho da paixão pelo mar!

    ResponderEliminar
  3. Uiuiuiuiiiii que bom aspectoooooo! Adoro cogumelos, de todos os tipos, mas os shitake têm um lugar muito especial no meu estômago!!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Humm.. Parece uma refeição fantástica. Gosto muito de cogumelos.
    Muito bom!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Adorei este prato, devo dizer que se fechar os olhos até consigo sentir o cheirinho :D

    ResponderEliminar
  6. Ai ai... até cresce água na boca.... nhammmm nhammm

    ResponderEliminar
  7. Este prato tem absolutamente tudo aquilo que basta para me encher as medidas e me fazer sentir feliz.
    Grande beijinho

    ResponderEliminar