terça-feira, 14 de abril de 2015

Couscous de cogumelos e bróculos romanescos


Da minha lista de desejos nunca fez parte ser agricultora.
Sei que os meus antepassados o foram mas os seus filhos e netos quiseram fugir dessa vida. Tenho uma tia-avó que com 80 e muitos anos diz sempre que a única coisa que queria na vida era casar com um homem que não fosse agricultor e "fugir" para a cidade. E foi o que aconteceu e à terra, só volta de férias.
Os meus avós não fazem da terra vida mas sempre tiveram um pequeno quintal onde cultivam um pouco de tudo e desde pequena que tive a noção que não é "pêra-doce".
Trabalhar a terra requer muito tempo, muita dedicação e muita sabedoria (tudo depende das estações do ano, das fases da lua, etc).
Nos últimos anos comecei por brincadeira a "brincar às plantações". De repente caiu-me "a ficha" de que os meus avós não viveriam para sempre e que tudo o que pudesse aprender com eles seria um bónus na minha vida.
Decidi que iria plantar aquilo que eles não plantavam. Comecei com as framboesas, mirtilos, morangos, bagas goji, tomate cherry, rúcula (um fracasso tenho de admitir), ruibarbo (o meu orgulho hehe), e no ano que passou pastinagas e bróculos romanescos.
Ora comprei a semente e segui as instruções à risca. Fiz o alfobre (uma espécie de vaso onde se plantam as sementes para depois transplantar para a terra). Cerca de um mês depois o alfobre foi atacado por uns caracóis esfomeados :( Sobreviveram uns 5 ou 6 pés.
Decidi fazer um novo alfobre (só para garantir). Mas a verdade é que os pés dos bróculos demoraram imenso tempo para crescer e foram para a terra no pico do Inverno.
Bem, se demoraram tempos infinitos a crescer no alfobre pior na terra. Cada vez que os ia espreitar era uma desilusão. Os meus avós só diziam: "não sei que raio de couves semeaste", "não sei se vai dar alguma coisa de jeito".
Mantive a minha fé e acreditei até ao fim. Até ao dia em que a minha avó disse para ir espreitar as couves.
Pois, no meio das couves nascia algo, algo parecido com bróculos normais mas roxos!!!
Achei que a Natureza estava a gozar com a minha cara, pobre saloia a armar-se em agricultora, mas depois pensei que todo o mal só podia estar nas sementes que tinha usado.
Fomos consumindo os brócolos até ao dia em no meio de folhas de couves, despontavam uns lindos romanescos :) como eu sempre sonhei :)
Pequenos mas perfeitos. Seis meses depois esta história de amor não podia acabar da melhor maneira :) Num prato repleto de simplicidade, onde eles são reis :)

PSSTT PSSTT não se esqueçam que há um passatempo muito saboroso a decorrer! Vejam aqui


Ingredientes:
1 chávena de couscous
1/2 brócolo romanesco 
100 gramas de cogumelos frescos ou secos
1/2 cebola
1/2 colher de chá de paprika
azeite q.b
Preparação:
Separe as folhas exteriores do romanesco e divida os floretes. Numa panela com água com sal, coloque os floretes e deixe ferver por 3 a 5 minutos.
Numa frigideira antiaderente salteie a cebola laminada num fio de azeite. Junte os cogumelos e a paprika e salteie mais uns 2 minutos. Desligue o fogão. Junte os couscous e 1 chávena de água da cozedura dos brócolos.
Tape bem cerca de 5 minutos, destape e com um garfo misture bem.
Sirva morno.
 

16 comentários:

  1. Foi como me senti quando vi a primeira couve romanesca a dar na minha horta, ao fim de muito, mas muito tempo. É preciso ter paciência nestas coisas da terra :)
    Deixei espigar uma dessas couves para guardar semente que voltei a pôr na terra. Nunca mais tive romanescos, só dá espigos! Mas são bons ;)

    ResponderEliminar
  2. Há muito que não faço cuscus, esses ficaram uma maravilha, acho o romanesco tão lindo
    bj

    ResponderEliminar
  3. Eu ando agora a iniciar-me nessas aventuras, mas confesso que ainda só plantei aquelas coisas comuns, mas gostava de avançar para o ruibarbo sem dúvida.
    Parabéns pelo sucesso e espero que assim continue :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. eu bem tentei, mas comigo nada cresce a não serem pimentos...
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. wow!!! brutal!!! és o meu orgulho, naida agricultora! :) eheheh

    ResponderEliminar
  6. O romanesco fica mesmo lindo
    Os meus sogros têm um terreno, na cidade, onde plantam imensa coisa... e adoram!

    ResponderEliminar
  7. O romanesco ainda está na lista a testar...Ando com receio porque a couve flor não é de todo algo que aprecie e os brócolos também não, pelo que tenho adiado.
    Para agricultora acho que não me safava porque nem mesmo as plantinhas de casa se conseguem salvar:ou ponho água a mais, ou deixo morrer á sede, ou algo se passa de paranormal porque tudo dura pouco tempo se eu lhes puser a mão!!!Verdadinha!!!!
    Mas adoro ver as tuas conquistas e vais ver que a rucula ainda se vai render ....
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  8. Nem sabes o quanto adorei ler este teu texto Naida. A sério!!!
    Este texto é a prova de que, quer com as plantas, os animais, ou as pessoas, o amor acaba sempre por triunfar e o teu amor e dedicação a essas tuas plantações, fez esse "raio de couves que plantaste" rebentar e crescer.
    Lindo!!
    Adorei a sugestão e combinação que utilizaste.
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. Boa! :-) Eu também faço algumas experiências e nem sempre correm bem, mas é muito divertido plantar e colher o que plantámos. Fez um belíssimo prato!

    ResponderEliminar
  10. Ahah
    que giro! Roxos? a sério! Também pensaria o mesmo!
    Que bom aprenderes com os teus avós, dedicares o tempo à agricultura, Deve ser tão bom :)
    Ainda bem que não desististe que ficou perfeito o teu romanesco!
    Adorei o prato, simples e certamente uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. a rúcula dá-se super bem na minha varanda. já os coentros e a salsa, é uma chatice :)
    mas claro, com um mini espaço, só posso plantar mini-coisas!

    ResponderEliminar
  12. Encontrei este blogue por acaso e, fiquei radiante. Lamento que não tenha a possibilidade de receber os seus post por email.
    Luísa

    ResponderEliminar
  13. Tem um ar delicioso!
    Tenho de experimentar estes brócolos.

    ResponderEliminar
  14. Em Inglaterra há uma variedade de brócolos roxos (purple sprouting broccoli) que aparece no início da Primavera. São saborosos e muito apreciados. Pergunto-me se não será a mesma variedade dos seus?

    ResponderEliminar