terça-feira, 31 de março de 2015

Bolo de baunilha e chocolate

Na vida é tudo uma questão de perspectiva. Podemos ver o copo meio vazio ou o copo meio cheio. Ou simplesmente assumir que o copo está exactamente como queremos. Nem meio cheio, nem meio vazio mas no ponto certo.
Com o tempo e o passar dos anos tenho aprendido que na vida há momentos bons, momentos maus e a tranquilidade de aceitar a imperfeição tal como ela é.
No meu caso, um dos meus calcanhares de Aquiles são os bolos. Ou não crescem, ou crescem e ficam tortos, ou ficam meio encruados ou, como este, fica um marmoreado imperfeito.
A beleza  das coisas está em perceber que ficou delicioso e uma "linha" de chocolate no fundo difícil de conseguir numa segunda tentativa :) Da próxima ficará mais bonito :) O truque é nunca desistir :)
 (E porque todos os motivos são bons para fazer um bolo, este foi o bolo para comemorar o novo site do A Couple of Films e um novo blogue :) Passem por lá porque há um giveaway es-pec-ta-cu-lar :)

Ingredientes:
60 gramas de manteiga
100 gramas de açúcar
3 ovos
1 iogurte natural
1 colher de sopa de açúcar baunilhado Royal
1 colher de sopa de chocolate em pó Royal
1 colher de chá de fermento Royal
2 chávenas de farinha

Preparação:
Pre-aqueça o forno a 180 graus . Com manteiga unte bem a forma do bolo.
Numa tigela grande, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme. Junte os ovos, um de cada vez, misturando bem após cada adição. Misture o iogurte e o açúcar baunilhado até ficar uniforme. 

Gradualmente misture o fermento em pó e farinha. Mexa bem.
Despeje 2/3 da massa do bolo na forma preparada. À restante massa misture o chocolate em pó. Mexa bem e coloque em cima da massa anterior. 

Com um garfo misture ligeiramente as massas.
Leve ao forno cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozido.
Polvilhe com açúcar baunilhado.

8 comentários:

  1. Olá Naida!

    Eu gosto de olhar para as coisas sempre pelo lado positivo, ou seja, eu sou dos que vê sempre o copo meio cheio. :) E mesmo nas coisas imperfeitas, há algo que sobressai e que nos leva a ver a perfeição. Neste caso concreto, o teu bolo até pode não ser o mais perfeito, pode não ser aquele bolo que idealizaste, quando decidiste fazê-lo, mas aposto que o sabor está lá e faz esquecer qualquer outro aspecto menos perfeito. Eu acho que ficou lindo e tenho a certeza que é delicioso. ;)
    As maiores felicidades para o projecto A Couple of Films e Parabéns pelo novo blog!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Já eu acho que o bolo está bem bonito, fujo muito da "perfeição" e simetria, gosto do inusitado, do "Parece que não saiu lá muito bem.", do imperfeito. Aposto que o sabor também devia de estar de chorar por mais!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto dessa imperfeição dum bolo simples e rústico, que nos sabe tão bem, fatia atrás de fatia. Desejo o maior sucesso ao vosso projecto!! Boa Páscoa aí para casa. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Naida, Perfeito ou não, este bolinho ficou com um ar muito apetitoso, daqueles que não aguentariam muito tempo na minha cozinha. Seria rápidamente "devorado".
    Parabéns pelo novo projeto. Ficarei a acompanhar :) Boa sorte

    Beijinho

    Ana

    ResponderEliminar
  5. Naida
    Foi o primeiro que fiz ainda criança :-) Adoro e tento apanhar sempre as fatias com mais chocolate! O teu método apesar de menos trabalhoso é mais difícil de ficar marmoreado. Faço como aprendi em pequena , uma colher de massa sem chocolate uma com e em cima ao contrário. Mais marmoreado ou menos e feito com carinho é sempre gostoso.
    Parabéns pelo site, muito sucesso.
    Boa Páscoa!

    ResponderEliminar