quinta-feira, 1 de maio de 2014

Bolo de limão

De há 6 anos para cá tenho de dividir o dia 28 de Abril com 2 pessoas muito importantes para mim: o meu avô e o meu namorado.
Coincidência da vida, fazem anos no mesmo dia e são pessoas com personalidades muito semelhantes. São ambos teimosos, muito trabalhadores, que colocam a família em primeiro lugar e os primeiros a dar a mão a quem precisam.
Este ano o meu avô fez 75 anos. São 3 quartos de séculos! São as bodas de diamante dele próprio!
O meu avô nasceu numa família muito pobre e começou a trabalhar quase ao mesmo tempo que deu os primeiros passos. E hoje com 75 anos ainda trabalha activamente e tem uma força incrível.
Combateu no Ultramar contra a sua vontade. Trouxe consigo um diário e uma álbum de fotografias. Infelizmente, o diário perdeu-se com as obras da casa, restando o álbum de fotos de 2 longos anos em Angola. Ele não fala da guerra. E nós raramente fazemos perguntas. Sabemos que não morreu por um golpe de sorte e que nesse dia ele disse para si mesmo que não morreria nem na guerra nem tão novo.
A minha avó foi madrinha de guerra dele e na altura, chegaram notícias de que tinha morrido.
Ele voltou são e salvo e casaram no ano seguinte.
O resto da vida foi de trabalho. Operário fabril durante 42 anos na mesma fábrica das 8h às 17h e o restante tempo dividido entre a barbearia e o quintal. Sem férias. Quase sem descanso.
Hoje com 75 anos corta cabelos e "desfaz" barbas durante horas e horas e trata como ninguém do seu quintal.
É o melhor homem que eu conheço!
Viu-o emocionar-se apenas 2 vezes mas é um homem sensível com um sentido muito grande de família.
Tenho uma sorte enorme de o ter comigo, de o ver quase todos os dias e aprender com ele.
E de lhe fazer um bolinho no dia do seu aniversário. Ele que não gosta de bolos nem doces mas gostou deste por causa do sabor a limão :)

(Como já referia aqui várias vezes, a minha especialidade não são bolos, apesar de adorar fazê-los. Nos últimos aniversários tenho experimentado os bolos deste livro e saem sempre bem para minha grande felicidade. Reduzo na gordura e um bocadinho no açúcar e têm sido dos meus bolos favoritos)


 (receita ligeiramente adaptada do livro Os bolos da Julie)
Ingredientes:
290 gramas de farinha
40 gramas de farinha maisena
2 colheres de chá de fermento
4 ovos
1 pitada de sal
300 gramas de açúcar
raspa de 2 limões
100 gramas de manteiga à temperatura ambiente
235 ml de leite

Recheio de limão:
100 gramas de manteiga
150 gramas de açúcar
120 ml de sumo de limão
raspa de 3 limões
1 pitada de sal
6 gemas

Creme de manteiga de limão para cobertura:
200 gramas de manteiga à temperatura ambiente
450 gramas de açúcar em pó
raspa de 2 limões
3 colheres de sumo de limão
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Unte com manteiga duas formas de 20 cm. (eu usei uma e corte o bolo a meio)
Peneire a farinha, a farinha maisena, o fermento e o sal para uma taça.
Misture 50 gramas de açúcar e a raspa de limão até estar incorporado.
Na batedeira, misture a manteiga e o açúcar com limão até ficar foto.
Adicione o restante açúcar e bata até ter uma massa suave. Adicione lentamente a farinha, alternando com o leite em 3 vezes, começando e acabando com a mistura seca. Misture bem.
Numa outra taça bata as claras em castelo e envolva suavemente ao preparado anterior.
Leve ao forno cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozido.
Desenforme e deixe arrefecer.
Para o recheio, derreta a manteiga num tacho ao lume.
Retire do lume e misture o açúcar, o sumo de limão, a raspa e o sal.
Adicione as gemas e misture muito bem.
Volte a colocar em lume médio, mexendo sempre durante cerca de 5 minutos até a mistura engrossar.
Deixe arrefecer à temperatura ambiente.
Para a cobertura, bata a manteiga e a raspa de limão na batedeira.
Adicione aos poucos o açúcar em pó até alcançar uma consistência cremosa.
Acrescente o sumo de limão e bata durante um minuto.
Corte o bolo ao meio ou recheie cada parte com o creme de limão e decore com o creme de manteiga de limão a gosto.

18 comentários:

  1. que lindo texto...confesso que fiquei um bocadinho emocionada com as tuas palavras, especialmente porque já não tenho o meu avô comigo...
    Todos os bolo que publicas são bons por isso não acredito que não tenhas uma veia de pasteleiro ;))

    ResponderEliminar
  2. Olá Naida,

    Adorei as tuas palavras.O teu avô parece ser um homem fantástico.Nunca conheci ninguém assim...estima-o muito. Parabéns!
    Um beijinho,
    Amélia

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao teu avó ,infelizmente só conheci o meu materno quando vim de Angola mas faleceu alguns anos depois, convivi muito pouco tempo com ele.
    Gostei do bolo ficou lindo e acredito que uma delicia
    bj

    ResponderEliminar
  4. Li o teu texto e fiquei logo com saudades do meu avó, que faria 90 anos este ano. Parabéns aos teus :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei a história do teu avô! Eu já não tenho nem avós, nem maternos nem paternos infelizmente. De certeza que o teu avô, adorou o bolo que lhe fizeste neste dia especial ...Parabéns aos dois! :)

    ResponderEliminar
  6. Já não tenho nenhum dos meus avós comigo mas a presença dos 4 na minha vida continua bem marcada. E tive muita sorte por ter convivido tanto com todos.
    Sendo feito por ti era impossível q o teu avô não gostasse do bolo!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns ao teu avô, nota-se nas tuas palavras o amor e carinho que nutres por ele. É emocionante.
    Os bolos quando feitos com amor, são sempre lindos e deliciosos, por isso não é de estranhar que ele tenha gostado! :)

    ResponderEliminar
  8. :) É tão bom termos fortes pilares na nossa vida! E o o bolinho parece-me delicioso!

    ResponderEliminar
  9. Que lindo Franguinha :)
    Deixaste-me emocionada, e sabes porquê.
    Que lindo o texto, gostei de ler a história do teu avô, de como o vês, da importância dele na tua vida.
    Um bolo feito com amor, tinha de correr bem!! Limão, perfeito.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito do texto :) Parabéns (atrasados!) aos dois!
    Ando para comprar este livro há uns tempos, as receita parecem muito boas, por acaso. Ficou muito bonito o bolo, deve ser muito bom ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Lindo!
    Mais do que tudo adorei a forma como descreveste o teu avô! Divinal.

    ResponderEliminar
  12. Olá Naida!
    Antes de mais, parabéns por teres na tua vida uma estrela brilhante como o teu avô. Fiquei emocionada ao ler-te. Pelas semelhanças que encontrei na tua história. Por também ter um avô que me acompanhou ao longo da vida e me inspirou sempre. Por hoje estar muito doente e o ver abandonar o mundo devagar. Por saber que um dia vou deixar de o ter para me inspirar. A escrever. A ler. A fazer as bolachas que ele gosta e as natas do céu no natal que ai de mim se não as faço.
    E embora digas que os bolos não são a tua especialidade, tenho a certeza de que ficou top. Porque leva o teu amor e esse é o melhor ingredientes de todos! E o limão fica sempre bem em tudo ;)
    Um beijinho

    PS: também tenho o livro da Julie e adoro. Sou como tu, sempre a cortar na manteiga e no açúcar, mas corre sempre bem!

    ResponderEliminar
  13. Que lindo texto. Ele viu? Acho lindo as palavras que escreveste, eu nunca tive avô de ambas partes mas tive um pai fantástico que recordo com muita saudade e um grande orgulho. Vive cada momento ao lado com o teu avó com intensidade e não te arrependas de lhe dizer estas coisas fantásticas que escreveste. Quem me dera a mim ter 5 min da minha vida para poder dizer um olá ao meu pai. Quanto ao bolo... deve ter ficado fantástico só a mim é que não me fazes coisas assim! beijo

    ResponderEliminar
  14. Sabes, li este teu post no dia que o publicaste e arrepiei-me, como me estou a arrepiar agora, só pelo facto de o estar a comentar e digo-te, é dos posts mais lindos que li nos últimos tempos, ou diria mesmo, o mais lindo de sempre.
    Que palavras maravilhosas e que homenagem fabulosa esta que fazes ao teu avô.
    A sério, nem imaginas o quanto me emocionou este post, ainda por cima, porque tive o meu avô materno comigo por muitos anos e amava-o, amo-o tanto e também porque ao falares da guerra do Ultramar, me lembrou o meu pai, que também lá andou, na Guiné e ambos, avô e pai já não estão cá e este post fez-me recordar ambos...
    Quanto ao bolo, acho que nem é preciso comentar, pois as imagens falam por si e adoro limão!!
    Um beijinho Naida e deixa-me dizer-te que és LINDA!!!
    Lia.

    ResponderEliminar
  15. Não interessa se tens bolos como especialidade ou não! Interessa que o fizeste com tanto amor que até impressiona...
    Adorava ter o meu avô ainda comigo! Morreu quando eu tinha 15 anos!
    Era agricultor... imagina! E morreu no campo, a trabalhar nele! Faço mais depressa eu, do que se mandar o capataz, (eu também sou assim!), e saiu ele disparado para tratar do assunto... fez o tractor virar-se e ele ficou debaixo!
    Teria tantas coisas para me ensinar! A quinta aonde vou passar as férias, era dele. Onde antigamente tinha uma vinha, intercalada com pereiras e macierias, tem hoje os pinheiros plantados pela minha mãe e que ela ama cada cm que cresce. E muito mais campo para plantar... estivesse eu mais perto!
    Adorei o teu post, de coração!
    Beijinhos e um frango de comer e comer... e comer!
    CláudiaV

    ResponderEliminar
  16. Naida
    Vim cá pelo teu post do face e ainda bem. É sem duvida uma linda homenagem a um ser que amas e respeitas tanto. E claro que tanto foi o carinho com que o fizeste que ele gostou :)
    Eu não conheci avôs, ou melhor lembro vagamente a figura de um, por isso não tenho histórias que os envolvam. A lei das compensações presenteou-me com um pai etraordinário que povoa a minha memória. Pai, avô, tio, seja qual for o parentesco, a essência é que importa :)
    Parabéns aos aniversariantes e a ti pela obra.
    Beijo

    ResponderEliminar
  17. Que texto lindo! Fiquei até emocionada! E um bolinho feito com amor, é sempre um bolinho saboroso!

    Beijinhos e bom resto de semana,
    http://www.madamexicaras.com/

    ResponderEliminar
  18. Francisca Rosa Oliveira31 de julho de 2014 às 19:58

    Naida,
    que ótimo, achei mais uma taurina, também sou do dia 28/04! Nosso signo é muito especial, geralmente gente que luta muito mesmo, ama uma boa mesa e também gosta de cozinhar.
    Suas palavras já demonstra que também gostamos de escrever.. de viajar e sempre fazermos o bem para alguém.
    Grande abraço, que Deus te abençoe, e que seu avô possa comemorar muitos anos de vida...ganhando sempre um lindo bolo dessa neta especial.
    Abraços da,
    Francisca Rosa - franciscarosa.oliveira@gmail.com

    Francisca.

    ResponderEliminar