Sonhos, coscorões, rabanadas, bacalhau, peru, bolo-rei...
E nunca mais acabava a lista de receitas que poderia deixar aqui em vésperas de Natal.
Agora, crepes chineses?
A verdade é que, para mim, o melhor desta época natalícia são os jantares de Natal, não pela comida em si mas por poder reencontrar os amigos, sentarmo-nos à mesa e desfrutar em amena cavaqueira.
Durante o ano inteiro damos por nós a tentar marcar um almoço, um lanche, uma visita àqueles amigos de quem tanto gostamos mas que quase nunca vemos e por esta ou aquela razão não conseguimos.
No Natal não há desculpas. Todos conseguem conciliar uma noite na agenda para estar com os outros. E eu gosto disso!
E os crepes? Bem, os crepes são uma maneira de começar a entrar no espírito, porque ainda me falta um último jantar de amigos, um jantar que vai fugir à tradição e terá sabores orientais!
Ingredientes (para 4):
4 folhas de arroz
1 cenoura e 1/4 de couve branca cortada em juliana
4 cogumelos brancos frescos laminados
1/4 lata de rebentos de soja
2 tiras de bacon aos cubos
1 cebola
1 malagueta
Preparação:
Coloque todos os ingredientes (excepto as folhas de arroz) na Wok e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos.
Mergulhe as folhas de arroz, uma de cada vez, num prato com água quente até amolecerem. Escorra-as e depois seque-as sobre uma toalha para remover o excesso de água.
Coloque o preparado anterior no meio de cada folha e embrulhe em formato de crepe chinês.
Coloque num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180º a alourar.
Estava mesmo a pensar quando li o título, que era uma lufada de ar fresco no meio de tantos fritos natalícos, borregos e bacalhaus! Parece-me uma receita bem ao meu gosto :) E o que é relamente importante não é a ementa em si, mas sim, o convívio, a alegria e a partilha.
ResponderEliminarum beijinho.
Ora nem mais.. eu cá comia um pois adoro crepes! Gostei da tua versão e já agora um feliz natal pra ti.. beijo
ResponderEliminarAdoro os crepes chineses, aqueles cuja massa fica estaladiça mas, há uns tempos, experimentei a folha de arroz e gostei muito :)
ResponderEliminarFoi a primeira vez que usei folha de arroz, não fica estaladiça como gosto muito nos crepes chineses mas tem uma textura muito interessante :) beijinho a todas e um feliz Natal :)
ResponderEliminarSerá que é desta que gasto as folhas de arroz que tenho na dispensa? Parece que sim. Optima sugestão para desenjoar dos excessos da época.
ResponderEliminarUm beijinho e Feliz Natal