quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Crepes Chineses

Sonhos, coscorões, rabanadas, bacalhau, peru, bolo-rei...
E nunca mais acabava a lista de receitas que poderia deixar aqui em vésperas de Natal.
Agora, crepes chineses?

A verdade é que, para mim, o melhor desta época natalícia são os jantares de Natal, não pela comida em si mas por poder reencontrar os amigos, sentarmo-nos à mesa e desfrutar em amena cavaqueira.
Durante o ano inteiro damos por nós a tentar marcar um almoço, um lanche, uma visita àqueles amigos de quem tanto gostamos mas que quase nunca vemos e por esta ou aquela razão não conseguimos.
No Natal não há desculpas. Todos conseguem conciliar uma noite na agenda para estar com os outros. E eu gosto disso!

E os crepes? Bem, os crepes são uma maneira de começar a entrar no espírito, porque ainda me falta um último jantar de amigos, um jantar que vai fugir à tradição e terá sabores orientais!


Ingredientes (para 4):

4 folhas de arroz
1 cenoura e 1/4 de couve branca cortada em juliana
4 cogumelos brancos frescos laminados
1/4 lata de rebentos de soja
2 tiras de bacon aos cubos
1 cebola
1 malagueta

Preparação:

Coloque todos os ingredientes (excepto as folhas de arroz) na Wok e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos.
Mergulhe as folhas de arroz, uma de cada vez, num prato com água quente até amolecerem. Escorra-as e depois seque-as sobre uma toalha para remover o excesso de água.
Coloque o preparado anterior no meio de cada folha e embrulhe em formato de crepe chinês.
Coloque num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180º a alourar.

5 comentários:

  1. Estava mesmo a pensar quando li o título, que era uma lufada de ar fresco no meio de tantos fritos natalícos, borregos e bacalhaus! Parece-me uma receita bem ao meu gosto :) E o que é relamente importante não é a ementa em si, mas sim, o convívio, a alegria e a partilha.
    um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Ora nem mais.. eu cá comia um pois adoro crepes! Gostei da tua versão e já agora um feliz natal pra ti.. beijo

    ResponderEliminar
  3. Adoro os crepes chineses, aqueles cuja massa fica estaladiça mas, há uns tempos, experimentei a folha de arroz e gostei muito :)

    ResponderEliminar
  4. Foi a primeira vez que usei folha de arroz, não fica estaladiça como gosto muito nos crepes chineses mas tem uma textura muito interessante :) beijinho a todas e um feliz Natal :)

    ResponderEliminar
  5. Será que é desta que gasto as folhas de arroz que tenho na dispensa? Parece que sim. Optima sugestão para desenjoar dos excessos da época.
    Um beijinho e Feliz Natal

    ResponderEliminar