terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Vinho quente com especiarias


Se me seguem no Instagram viram que andei por outras paragens, a descobrir novos sabores e novos aromas. Mas, por mais maravilhosas que sejam as férias, é sempre bom voltar.
Voltar duas semanas antes do Natal foi algo maravilhoso e confuso ao mesmo tempo. Na Tailândia, 90% da população é budista, pelo que não se vê qualquer sinal do Pai Natal ou de enfeites de Natal. Mas mal cheguei a Portugal, o aroma natalício (e o frenesim dos centros comerciais) denunciaram logo a quadra.
Fizemos tarde a árvore de Natal e os presentes ainda estão por fazer e comprar (ai ai) mas como diz o ditado, mais vale tarde do que nunca, o Natal entrou com aroma a especiarias desta receita maravilhosa.
Cá em casa ficámos rendidos ao tão famoso vinho quente e, com toda a certeza, vai estar presente na noite de Natal!

Sobre 2016 e o novo ano falarei num outro post. Neste quero agradecer a quem continua a visitar "o meu frango" e desejar a todos um Feliz Natal à volta da mesa e junto de quem vos é importante.
Feliz Natal e um brinde bem quente a 2017!
(receita ligeiramente adaptada do Jamie Oliver)
Ingredientes:
1 laranja (cascas e rodelas)
1 clementina
1 lima
2 paus de canela
4 estrelas de anis
1 punhado de sementes de cardamomo
1 pedaço de gengibre (cerca de 2 cm)
200 gramas de açúcar
1 garrafa de vinho tinto
romã q.b
Preparação:
Num tacho coloque o açúcar, as cascas e as rodelas da laranja, as rodelas da lima, o anis estrelado, a canela, o gengibre, o cardamomo e o sumo de 1 clementina.
Deixe formar uma espécie de calda e junte um pouco de vinho. Deixe que os aromas se fundam. Coloque o resto da garrafa e deixe cozinhar cerca de 10 minutos até estar bem aromatizado. Junte alguns bagos de romã. Sirva quente! Feliz Natal!



2 comentários:

  1. Nunca fiz vinho quente mas tenho imensa vontade de experimentar.
    Um grande beijinho e um Feliz Natal :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro adoro adoro vinho quente, faço muito mas acaba por ser em quantidades pequeninas porque só eu é que gosto, looool!! Um Feliz Natal para ti!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar