terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Bolinhos de batata-doce e lentilhas

Sou muito apegada às pessoas, aos lugares, aos animais, às coisas.
Quando acabei a licenciatura e mudei de universidade para fazer o mestrado, cismei que não queria conhecer ninguém. A sensação de saber que mais cedo ou mais tarde me ia apegar às pessoas e depois seguiríamos caminhos diferentes deixava-me triste e angustiada.
Ainda bem que houve pessoas que conheci nessa altura (tais como aquele que agora é meu namorado) que insistiram comigo e me mostraram que a vida é mesmo assim.
Sou igualmente apegada aos ingredientes. Quando penso que está a acabar a época das framboesas por exemplo, e que terei de esperar um ano para ter novamente, sinto uma tristeza enorme.
Por isso, devemos aproveitar o que temos ao máximo! Por aqui restam poucas batatas-doces!( o meu avô planta sempre uma qualidade diferente que normalmente não encontro no supermercado, cujo exterior é avermelhado e o interior amarelado) Não resisti a transformá-las em hamburgers.
 (receita ligeiramente adaptada do livro Dia a Dia Mafalda)
Ingredientes:
3 batatas-doces grandes
1/2 chávena de lentilhas
1 cebola
1 cenoura ralada
1 colher de sopa de caril
sal, pimenta e azeite q.b
farinha de milho e farinha de linhaça q.b

Preparação:
Descasque as batatas e corte em cubos pequenos.
Leve as batatas a cozer com as lentilhas, cercas de 20 a 25 minutos ou até estarem tenros.
Escorra a água e com um garfo esmague bem as batatas e as lentilhas.
Pique a cebola e aloure num fio de azeite. Adicione o caril e mexa bem. Junte a cenoura ralada e as batatas e as lentilhas. Tempere com sal e pimenta.
Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Num prato coloque farinha de milho e farinha de linhaça (pode usar pão ralado)
Com as mãos molde bolinhos em forma de hamburgers, passe pela farinha ou pão ralado e leve a alourar de ambos os lados numa frigideira com um fio de azeite.
Sirva num pão como um hamburger ou com molho de iogurte.

13 comentários:

  1. Aprendi com a Miss Vite a fazer hambúrgueres sem carne, depois fiz uns de quinoa, e agora tu apareces com estes!!!!!!!! Tenho a certeza que vou fazer esta tua receita! Adorei a ideia Naida!!!
    Olha adaptaste dos hambúrgueres de grão e caril? Também fiz esses :) Mas achei que de desmanchavam muito..
    De qualquer das maneiras os teus estão super lindos :)
    Beijinhos ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fiz a receita da Mafalda Pinto Leite e não se desmancharam nada. mas percebo porque normalmente quando não leva ovo desmancham-se muito. tenta fazer pequeninos :) beijinhos***

      Eliminar
    2. Eu faço tudo em modo trapalhão :D

      Eliminar
  2. Três coisas que adoro: hambúrgueres, batata doce e lentilhas! Estão lindos e fazem crescer água na boca, vou experimentar de certeza :)

    ResponderEliminar
  3. Que receita de hamburguer maravilhosa, adorei! E as tuas fotos são tão lindas como os teus textos ;) Se há uma coisa que a vida me ensinou, foi a não fugir dos afectos, com medo de sofrer. Se fugirmos, a nossa vida acaba por ser árida e deserta... Ainda bem que houve pessoas que não desistiram de ti.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. As pessoas entram sempre nas nossas vidas por um motivo, podendo ser bom ou menos bom ou podendo ser até para nos fazerem sentir as melhores pessoas do mundo, e não há nada melhor que o carinho e os afectos de todos aqueles que nos rodeiam.
    Ficaram lindos e tão saudáveis, a combinação de ingredientes é perfeita, e as fotos, essas estão lindas e apetitosas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ai e as minhas fotos, ai e as minhas tábuas e depois é isto! Bonito. Não te voltes a queixar! E come uns hamburguers no pão, com muita alface e tomate (ainda vais fazer concorrência à Ramona!!!)

    ResponderEliminar
  6. Adoro! Hamburger, vegetariano, batata doce e lentilhas :) adoro mesmo!!
    E as fotos super lindas, as cores, a luz, as tábuas, coisa mais rica minha franguinha.
    ahaha, li o comentário da Ondina e não pude deixar de me rir, temos de voltar ao Ramona ou ir a Pardilhó comer uns desses :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. São lindos os teus bolinhos Naida!
    Cada vez sou mais dada aos vegetais e sinto pouco falta das carnes.
    Também acabei de me rir com os comentários da Ondina e da Ginja, pois como eu vivo em Aveiro, sei perfeitamente o quão deliciosos são os hambúrgueres do Ramona :):) Mas vamos para a tua versão, mais saudável, sim?!
    Beijinhos sorridentes

    ResponderEliminar
  8. Ando sempre a experimentar hambúrgueres ou almôndegas vegetarianas cá por casa, pois são sempre bem recebidos pelos miúdos e graúdos. Gostei muito desta combinação, a experimentar :)

    ResponderEliminar
  9. Adorei esta tua sugestão!!! E realmente tens muita sorte em teres assim um campo tão rico! :D
    Beijinhos enormes

    ResponderEliminar