segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Um fim-de-semana de experiências no Santiago Hotel Cooking and Nature

Não queria começar as partilhas de receitas neste novo ano sem antes fechar por completo 2018.
2018 foi um ano particularmente mau para estes lados. No meio de uma "carrada" de más notícias surgiu um convite inesperado.
A primeira reacção foi recusar. Nestas alturas vale-me sempre o Mr.Frango que me puxa à razão.
Já há muito que queria visitar o Santiago Hotel Cooking & Nature e a costa alentejana. Três dias no paraíso, com um grupo de bloggers de culinária e workshops de culinária com chefs parecia-me algo impossível de recusar.
Quem me acompanha no instagram talvez tenha visto os stories que fui fazendo mas, devo dizer que, pela primeira vez em algum tempo consegui parar (de corpo e cabeça), deixar a máquina fotográfica de lado (pensei se deveria fazer este post porque tirei pouquíssimas fotos) e simplesmente desfrutar.



Bem, já tinha namorado várias vezes o site do Hotel porque na verdade é um hotel lindíssimo. Mas quando cheguei para o check in senti-me verdadeiramente em casa. Estávamos em Dezembro, logo da porta de entrada conseguimos ver a cozinha, toda ela aberta para uma sala de jantar. Sofás, lareira, o que se pode pedir mais?
Boa companhia e um bom vinho? Acertaram!
Para mim é sempre um prazer rever o Célio. Com ele está garantida a diversão e boa conversa. Mas foi igualmente especial conhecer pessoalmente duas pessoas que seguia há anos; a Joana Roque e a Luisa Alexandra.
Vou confessar-vos que das coisas que mais adoro na vida é viajar com o Mr. Frango, mas...poder passar um fim-de-semana com pessoas com quem temos os mesmos interesses, gostos e com quem a conversa flui como a água, bem isso é uma sorte fenomenal!

E assim, em menos de nada estávamos todos com as mãos na massa, a fazer pizza!
Sexta à noite, pizza e bloggers de culinária? Claro que começámos logo a pensar em trocar o descanso de sábado de manhã por uma ida ao mercado de Santiago do Cacém com o chef  e o staff tão simpático do hotel.
Já sabem por outros relatos de viagens que fiz aqui que o que gosto mesmo em viajar é andar a pé pelas cidades e visitar mercados (e supermercados, desculpem mas se for noutro país tenho mesmo de ver embalagens e os produtos que por lá se vendem :)
Claro que também fomos postos à prova! E peixe comprado, fresquinho ali da costa, tínhamos de o amanhar e filetar. Amanhar peixe até estou habituada porque viver a 200 metros do mar traz esse benefício mas aprender com o chef a fazer filetes (quase) na perfeição, isso sim foi uma aula que valeu por 1000!
O almoço claro, foi peixe e legumes grelhados no ofyr. Sim um ofyr. Nunca tinha ouvido falar mas é um grelhador maravilhoso que existe lá no hotel. (Juro que já sonhei em ter um jardim só para pôr lá um ofyr).




Como se comer não fosse suficiente, fomos conhecer a destilaria Black Pig. Gin e medronho alentejano e uma produção de porco preto. A nós juntaram-se algumas pessoas que estavam nesse fim-de-semana no hotel. Achei fantástico que o próprio hotel, para além dos workshops diários e gratuitos que disponibiliza, também tenha ótimas sugestões para quem quer conhecer um pouco mais daquela zona alentejana.
Acabámos a noite a provar uma ma-ra-vi-lho-sa carne maturada e em plena converseta nos sofás do hotel.
Mas o melhor de ficar num hotel, desculpem, é o pequeno-almoço!
E nisso o Santiago Hotel tem uma variedade e opções para todos os gostos. É difícil resistir! Ao pequeno-almoço e à vista sobre a cidade de Santiago do Cacém. Absolutamente deslumbrante ao pôr-do-sol!


Acabámos esta viagem gastronómica com um último workshop de bolachas de Natal em conjunto com outros clientes do hotel e invadimos a cozinha para o Célio preparar o seu conceituado Bolo Rainha (eu sei que o Natal já passou mas experimentem a receita dele que é deliciosa).
Dizer adeus não foi fácil, até porque tivemos uma despedida incrível! Pratos de autor confeccionados pelo Chef Águas. Tártaro de peixe galo, espadarte rosa com puré de ervilha e a pintura comestível de pombo bravo, bolota e marmelo! Para sobremesa claro, o bolo rainha do Célio!





Só posso agradecer o convite e a companhia fantástica da Maria, Joana, Luisa e Célio. Podem também ver um resumo destes dias no destaque Viagens no meu perfil de instagram e claro, o vídeo da Luisa Alexandra que nos faz recordar tão bem esses dias.
Para quem quer passar uns dias diferentes, longe do stress, com ou sem miúdos e muito boa comida, aconselho!

1 comentário: