quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Flan de brócolos e batata-doce

Não me lembro de passar tanto tempo sem fazer um post aqui no blogue. Hmm só passaram umas 2, quase 3 semanas mas foram umas semanas loucas, com o Carnaval pelo meio e uma tendinite para finalizar em beleza (not).
No final de Janeiro decidi que ia deixar de ser tão sedentária e pumbas, comecei a zumbar. Gosto muito e faz-me sentir muito bem. A verdade é que passo os dias (e as noites) sentada em frente ao computador. Uma caminhada de vez em quando não era suficiente e por mais peixe cozido com brócolos que coma (que gosto muito) não é isso que me faz emagrecer.
Dou sempre a desculpa que não tenho tempo. Até quero fazer, até quero ir mas não tenho tempo. É verdade, mas tenho descoberto que tudo é também uma questão de organização. Comprei um caderno que anda sempre comigo e no qual faço rabiscos sobre o que tenho para fazer e sobre o que já fiz e articulei tudo de forma a parar mais. Parar para estar com quem gosto. Parar para cuidar de mim e parar para cozinhar. E como gosto de cozinhar :)
(há por aí dicas de como organizar bem o tempo?)
(receita inspirada numa receita da revista Saberes e Sabores , quem me segue no instagram viu que fiz uma limpeza nas revistas culinárias cá de casa hehe)
Ingredientes:
(para 4 pessoas)
2 batatas-doces
1 cebola
1 alho francês
1 cabeça de brócolos pequena
4 ovos
1/2 chávena de natas de soja
pimenta preta
100 gramas de queijo ralado (usei queijo ralado limiano fácil de derreter)
folhas de aipo picado q.b
azeite
vaqueiro liquida

Preparação:
Ligue o forno a 180º
Descasque as batatas-doces e a cebola.
Corte a cebola e o alho francês em rodelas e a batata em cubos pequenos.
Coloque os legumes a saltear num fio de azeite.
Retire os raminhos dos brócolos (guarde os talos mais grossos para uma sopa) lave e junte-os aos restantes legumes. (Se tiver uma tampa-flor Kochblume pode cozer ao vapor os brócolos, faço-o muitas vezes e fica fantástico) Tempere os legumes com uma pitada de sal.
Parta os ovos para uma taça e bata-os com uma vara de arames. Adicione as natas de soja (pode usar molho bechamel) tempere com pimenta e adicione o queijo e um bocadinho de folhas de aipo picado (pode usar salsa ou coentros)
Unte 4 formas individuais com um pouco de vaqueiro liquida, distribua os legumes pelas forma e por cima a mistura dos ovos e natas. Leve ao forno cerca de 30 minutos. Serve como acompanhamento e ou óptimo prato principal.

15 comentários:

  1. Adorei! Costumo fazer algo parecido mas com batata branca e não doce. Vou aproveitar a tua dica 😊

    ResponderEliminar
  2. O tempo organiza-se bem, quando fazemos tudo o que nos faz sentir feliz. No final até constatamos que há tempo para tudo. Adorei a receita, já agora...

    ResponderEliminar
  3. Ando com uma inflamação na anca, mas do zumba quero distância ahahah Gostei muito do flan!

    ResponderEliminar
  4. Essa tua primeira foto não me é nada estranha, creio que já a vi algures :D Quanto às dicas para cuidar de ti... acho que umas unhas de gel te iam ficar a matar :) Eu gosto de ti gorda por isso... nada de virares Clavel e ginásiocenas, não me deixes só nesta vida! <3 you

    ResponderEliminar
  5. Uma receita saudável, para ajudar à zumba. Sexta vou a uma aula mas nem devia, estou toda "desconchavada" dos ombros e das costas :) Esta receita é óptima para mim que não como glúten nem lactose! Beijos

    ResponderEliminar
  6. Pois é, na altura em que estava a trabalhar, lá arranjava um diazito ou outro para uma corridinha, uma caminhada. Cozinhar era praticamente o básico. Muito triste a minha vida longe da cozinha ou sem tempo para estar lá horas descansada! :)

    ResponderEliminar
  7. Minha querida penso que a falta de tempo é um mal geral!!!. Eu tenho duas princesas, a mais pequena tem 2 aninhos, casa grande, sempre muita roupa para tratar, comidinha para fazer....dou comigo a pensar que nem tenho um bocadinho para fazer uma caminhada. já lá vai o tempo que fazia exercício a toda a hora, estive 5 anos sem ter filhos, foi o que me valeu. Também experimentei zumba e desisti na 2ª aula, ficava de rastos, capaz de banho e cama....aquilo não é para mim.
    Bem, falando do que me trouxe aqui....a tua sugestão é deliciosa, mesmo ao meu gosto, esse douradinho por cima hummmm uma delícia.
    Resto de BFDS
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ficou com um aspecto tão bonito que nem apetece "estragar" para comer! Adorei :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  9. Olá naida,
    Olha, eu adoro Zumba e vou mais pelo prazer e boa disposição que propriamente pela forma física (claro que uma coisa está associada à outra, mas para o ginásio vou arrastada porque é para derreter a banha e para a zumba vou mesmo por prazer puro).
    Este teu gratinado adoro e adoro todos os ingredientes e a combinação com a batata doce, mas sinceramente, há algo que não me agrada nada nesta receita...
    SÓ 100g de queijo ralado??? Não... há aí um erro com certeza, porque isto está muito saudávelzito para o meu gosto, lol!!
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. adorei com ingredientes tão simples se tornou algo tão bonito e de certeza saboroso.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Tenho uma dificuldade brutal em organizar o tempo, até porque já reparei que quando me forço a encaixar tudo em "buracos" temporais, começo a entrar em stress e a ser muito pouco produtiva. Mas sofro do mesmo problema que tu, o passar muitas horas sentada em frente ao portátil, seja a escrever posts para o blog, seja editar fotos, seja a trabalhar o social media, ou a escrever o meu livro. São muitas horas mesmo, apesar de interrompidas por caminhadas constantes no ir buscar e levar o filho á escola - sempre a pé, 6x por dia, até podia dar para uma pessoa se manter em forma, só que não. Tento fazer exercicio em casa, com pesos e com stepper, mas nem sempre tenho tempo, ou sinto que tenha tempo. No entanto se começo a fazer um horário que tenha de seguir á risca - para me organizar, deveria seguir á risca, né? - já sei que vai dar mesmo muito mau resultado, porque ele há coisas que não podem ser encaixadas num horario rigoroso: a inspiração para escrever nem sempre cumpre horários ahahahah. Esse flan está com um aspecto de chorar por mais!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Tu demoraste 3 semanas a fazer novo post e eu não consigo fazer quase nada... lool
    Adorei esta tua receita e adoro as tuas decisões. Bem sei o quanto custa organizar o tempo, mas essa ideia do caderno é fundamental. As idas ao ginásio têm de ser tão importantes como o trabalho, umas das dicas é essa mesmo, é não estipular que cuidar de ti está abaixo das outras coisas.
    Essa receita é fabulosa, óptima para fazer cá em casa. O Miguel vai amar.

    ResponderEliminar