domingo, 14 de dezembro de 2014

Tea Time


Vivi 3 anos na linda cidade neve (como um dia cantou Amália) e nunca senti este frio que sinto aqui, à beira-mar. Sou friorenta por natureza e no Inverno passo um mau bocado.
Felizmente tenho uma mãe que é a rainha do tricot (mãe, estou a falar bem de ti ;P) e me faz umas camisolas e golas que são a minha salvação.
Com o frio não consigo beber água. Custa-me muito, por isso não há nenhum dia em que não faça uma litrada de chá ou infusões. Coloco numa garrafa térmica e voilá. Aquece-me por fora e por dentro todos os dias.
Sendo eu uma "tea lover" dei por mim a aceitar o desafio da Tetley para usar o chá numa receita. E por incrível que parece o mais difícil não foi pensar numa receita mas sim escolher a infusão (como é que me fazem infusões de romã e framboesa, mirtilo e açai, canela e laranja ou os meus amados frutos do bosque?só combinações perfeitas!)
Por isso, para acompanhar o chá, uns bolinhos perfeitos com chá :)
 (receita inspirada nos cinnanom rolls da revista Jamie Magazine nº42)
Ingredientes: 
50 gramas de manteiga à temperatura ambiente
500 gramas de farinha
50 gramas de fermento de padeiro (senão tiver uso do normal)
275ml de chá de romã e framboesa da Tetley
1 ovo
1 colher de chá de cardamono (opcional)
100 gramas de açúcar

Recheio: doce de framboesa (usei compota de ruibarbo e framboesa)
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º. Forre uma forma ou tabuleiro com papel vegetal.
Prepare a infusão e deixe arrefecer até estar quase frio. Dissolve o fermento numa colher de sopa de água.
Num recipiente, coloque a farinha, o açúcar e o cardamomo. Abra um buraco no centro e coloque a mistura do fermento. Adicione a manteiga e o chá aos poucos, misturando bem. Junte o ovo e mexa bem até ter uma massa fofa.
Tape o recipiente com um pano e coloque-o num sítio quente a levedar durante pelo menos 30 minutos.
Coloque a massa numa banca e polvilhe com farinha. Estenda com o rolo da massa e cubra com compota. Enrole como se de uma torta se tratasse e com uma faca afiada corte o rolo em fatias de cerca de 5cm.
Coloque as fatias no tabuleiro e volte a tapar. Deixe levedar mais 30 minutos.
Leve os caracóis ao forno cerca de 20 a 25 minutos ou até estarem cozinhados.
Ainda quentes, cubra-os com mel, se desejar.

8 comentários:

  1. Também adoro todos os tipos de chá e estes rolos ficaram magníficos!!!

    ResponderEliminar
  2. Também sou um grande adepto de chá, tanto de verão, que bebo litradas de chá frio, como no inverno que adoro saborear um delicioso chá quentinho, no conforto do sofá.
    Sou fã da Tetley, tem umas combinações magníficas, o de mirtilo e açaí é de longe o meu preferido.
    Mas perfeito mesmo é ser acompanhado de um delicioso rolinhos dos teus. Ficaram lindos!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Sou viciada em chá, seja fresco para o Verão seja numa linda chávena a fumegar para me reconfortar no inverno.

    E quando temos uns deliciosos rolinhos a acompanhar um saboroso e aromático já melhor ainda.

    Perfeita sugestão.

    Beijinho

    Ana

    ResponderEliminar
  4. Caracol e ol e ol põe os corninhos ao sol. Ou ao chá. Para aquecer :)

    ResponderEliminar
  5. Como eu te entendo! Está tanto tanto frio!
    Só os cachecóis conseguem ajudar um bocadinho!
    Eu ontem comecei a contar as camisolas que levava e perdi-me :p
    Também adoro chá :) Bebo sempre! Mas confesso que nesta altura de frio ele sabe ainda melhor!
    Os teus rolinhos ficaram perfeitos!
    Um verdadeiro encanto :)
    Apetece pegar aqui num!
    Um beijinho querida

    ResponderEliminar
  6. Adoro um chá bem quente, e acompanhado por uns rolinhos assim ainda melhor :)
    Eu ando sempre com luvas, cachecois ou golas e gorro, às vezes até na clínica ponho daquelas botas pantufas! Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Também sou friorenta como tu :) embora aqui não faça tanto frio como aí.
    Estes teus rolinhos ficaram divinais. Apetece entrar na foto para roubar um ou dois.
    Um Natal doce e quentinho junto de quem amas.
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  8. Eu ainda não tinha vindo aqui dizer que a tua mãe te dá 10/0 nas unhas.... fui! :)

    ResponderEliminar