quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

London Food Trip e uma tarte da Popina

Este é daqueles posts que sei como começa mas não sei como irá acabar.
Quer dizer, não sei muito bem como começa.Talvez esteja por estes dias a fazer um ano que decidi dar um novo rumo à minha vida.
Decidi por em prática aquilo que dizia ano após ano. Que ia ser uma pessoa melhor, mais confiante, que enfrentaria mais desafios, que perderia quase todos os medos. E de facto, quem me conhece sabe que a nível pessoal este ano de 2013 tem sido um ano mais centrado em mim e em fazer o que me faz feliz.
E entre muitos desejos estava, bem no fundo da lista para parecer esquecido, uma food trip.
Uma viagem completamente dedicada à procura de novos sabores e ingredientes.
Por isso quando me falaram numa food trip por Londres, a minha resposta imediata foi sim!
Queria tanto! O meu lado racional dizia para não ir até que houve alguém que me disse " há coisas que não devem esperar. Só fazem sentido serem feitas naquele momento com aquelas pessoas".
Se podia ir a Londres com o meu namorado? Podia, mas arrastá-lo um fim-de-semana inteiro por mercados e restaurantes....naaaa. Se podia ir com a melhor amiga? Podia, mas não passaria eu um fim-de-semana entre estátuas de cera da Madame Tussauds e lojas de roupa?
Tinha de partir à aventura com a Inês, a Maria e a Sandra. Elas tinham o mesmo encanto pela comida que eu, e queriam fazer isto tanto quanto eu. Tinha de ser!
O post de hoje não é um relato da viagem. É mais uma espécie de roteiro. Ou melhor, uma pequena lista de sítios relacionados com comida que podem visitar em Londres.
Quem já passou pelo Clavel's Cook leu que fui "apelidada" de "agente de viagens". Tudo porque comecei a pesquisar e a descobrir sítios giros para irmos. Uma das melhores leituras e que mais me ajudou foi o post sobre Londres do Chilli com Todos. E por isso resolvi deixar aqui um "tour" para quem está a pensar ir a Londres nos próximos tempos!

Portobello Road



Era dos sítios que mais vontade tinha de visitar.
Chegar às 9horas da manhã de um sábado a Portobello Road é indescritível.
As bancas estão acabadas de montar. Os comerciantes estão ainda a colocar os produtos frescos nas bancas, sente-se os primeiros cheiros a refogado. Passeia-se descontraidamente.

Duas horas depois é um mar de gente a passear.
Enquanto admirava os legumes frescos, alguns difíceis de encontrar por cá, encontro uma banca cheia de comida apetecível. Desconfiei mas não queria acreditar.
O livro da Popina é uma inspiração para mim. Já perdi o número de vezes que fiz as receitas e o livro é o mais "gasto" que existe na minha prateleira.
Não resistimos em provar! E para mim foi dos momentos mais marcantes da viagem!























Para quem gosta verdadeiramente de comida passear por Portobello Road é uma descoberta sensacional!
Outro dos sítios mais aguardados era a Books for Cooks, uma livraria SÓ de livros de gastronomia.
Sonhava em entrar neste sítio mágico noite e dia e se pudesse, acreditem, ficava lá a folhear os livros horas a fio.
Para além de livraria também tem uma espécie de cafézinho onde se pode degustar coisas boas e, quando fiz as pesquisas li que também fazem showcookings.






















Pensávamos que na Books for Cooks íamos encontrar revistas, mas não! Perguntámos e deram-nos logo indicação de um quiosque de revistas. Saímos em direcção ao quiosque quando quase quase em frente à livraria avistámos a Spice Shop! Especiarias, especiarias, especiarias! Yeahhh!
Quanto ao quiosque de revistas, um sítio perfeitamente normal não estivesse ele carregadinho de revista Donna Hay, Good Food, Cereal Magazine, Jamie Oliver, enfim, perdições!
Voltando ao passeio por Portobello Road, arrastei as meninas à loja Cath Kidston (não tivesse eu antes de ser food bloguer ter sido craft bloguer, não podia perder a oportunidade de espreitar as coisas lindas que lá há)
À medida que as horas iam passando o aglomerado de gente ia crescendo. Ao avistar a Hummingbird Bakery, eu e a Inês corremos lá mas a fila de gente num cubículo de pastelaria desmotiva até um santo.

O melhor de Portobello Road é que por mais sítios que tenhamos apontado no nosso caderno, há sempre espaços que nos surpreendem.
Dayllesford é uma loja que não fazia ideia que existia mas que por ter uma montra tão bonita resolvemos entrar. E ainda bem! Entre produtos biológicos, padaria e pastelaria (género rústico como eu gosto) tinha também produtos giros giros para a cozinha. Uma perdição num espaço muito agradável (que também era café, restaurante mas que estava completamente lotado)






















Next stop: Ottolenghi
























Apesar de não ter nenhum dos seus livros, já me fartei de os folhear em livrarias e quando em pesquisas descobri que havia um restaurante/loja em Notting Hill achei que merecia uma visita.
A ideia era almoçar lá, mas os preços não são muito convidativos (ao contrário das saladas que têm óptimo aspecto) e a falta de lugares. Sim, existe apenas uma mesa grande.






















As pernas começavam a pedir um pouco de descanso e foi então que depois de tantos sítios lindos mas repletos de gente encontrámos um café muito simpático e com óptimos snacks.






















Recuperadas, continuámos a passear por Portobello Road em direcção ao Recipease de Notting Hill.
Antiguidades, preciosidades, há coisas à venda para todos os gostos.
Em Notting Hill apanhámos o metro para High Street Kensington, apenas uma estação de metro nos separava do Whole Food Market que recomendo vivamente.
Parece um enorme supermercado mas tem produtos fantásticos a preços convidativos. Vale bem a pena dar uma vista de olhos.

E assim voltámos para Nothing Hill para um final de tarde e noite de workshops no Recipease. É a escola de cozinha do Jamie Oliver e claro, ele não está lá a dar cursos. Estão chefs super simpáticos e competentes que ensinam culinária com uma paixão arrebatadora.
Enquanto estávamos a fazer um workshop passeavam por lá uma família portuguesa que estava maravilhada com o espaço. Não só é uma escola como também restaurante e loja. Um espaço único que aconselho a visitarem.












































E falando em Jamie Oliver, o roteiro exigia uma refeição num Jamie Italian. Porquê?
Porque é o restaurante dele mais barato (uma refeição com bebidas, entradas, prato principal e sobremesa ronda as 20 libras, o que se forem a outro restaurante em Londres pagam mais do que isso quase de certeza) e porque em Londres os Jamie Italian's são como cogumelos. Há em todo o lado.
Vale a pena ter essa experiência! O espaço é encantador! Fomos ao Trattoria em Richmond e ficámos maravilhadas. Cada pormenor da decoração. Um encanto. E a comida servida em tábuas....
O Jamie Italian do Covent Garden também é encantador, com uma ementa diferente, espaço diferente. Uma experiência diferente!
Uma coisa é comum aos dois espaços! A simpatia dos empregados! Fantásticos!
E como o post já vai longo (eu disse que não sabia como ia acabar) deixo uma última dica (sim devem ir ao Big Ben, Piccadilly, China Town, enfim...) mas vão a Covent Garden!
Tivemos a sorte de já estar tudo enfeitado de Natal e o azar de ser domingo (ao domingo as lojas fecham por volta das 18h)
O mercado já estava fechado. Percorremos as lojas, o Union Jacks, mais um restaurante do Jamie Oliver e eis senão quando, olho para trás e encontro isto!!!!
Sim, é um pub subterrâneo à boa maneira britânica. Com pormenores únicos. Uma agradável surpresa pois claro!
Desilusão foi o que senti na Cupcake Bakehouse, da minha adorada Lorraine Pascale. Um espaço tão pequenino que saí de lá desiludida.

Ufffa...o post já vai longo! Não sei quantas horas passei a escrevê-lo. Nem sei se alguém o irá ler (até ao fim pelo menos) mas é de coração. Não o fiz para dizer que estive aqui ou estive ali. Escrevi o que os meus dedos foram teclando. O que procurei noutros blogues e pela Internet fora que me levaram a estes sítios que vou recordar para sempre.
E para quem chegou ao fim, há uma receita. Inspirada na tarte fabulosa que comi em Portobello da Popina!
Uma tarte especial que quero partilhar com todos vocês <3
(as fotos deste post foram tiradas por mim, excepto esta última :) Obrigada Sandra!)

Para a massa:
220 gramas de farinha (usei 150 gramas de farinha integral,70 gramas de farinha de espelta)
1 pitada de sal
azeite
1 ovo batido
água

para o recheio:
4 cenouras
1 batata doce
iogurte grego
2 cebolas
mel
tomilho fresco

Para servir Jamie's Style
Micro vegetais Life in a Bag


Preparação:
Misture as farinhas com o sal, o azeite e o ovo batido. Amasse bem e junte um pouco de água se necessário.
Estenda a massa e disponha em pequenas tarteletes.
Corte as cenouras e a batata doce em pequenos retângulos. Corte a cebola em rodelas.
Coloque numa assadeira e leve ao forno com um fio de azeite e mel e tempere com sal e tomilho fresco. Deixe assar cerca de 30 minutos ou até os legumes ficarem cozinhados.
Deixe arrefecer um bocado.
Disponha um bocado generoso de iogurte grego no fundo da tartelete e preencha com os legumes assados.
Leve ao forno cerca de 15 a 20 minutos.
Sirva com micro vegetais.

42 comentários:

  1. Numa palavra: BRUTAL!!!
    Adorei cada bocadinho deste teu post. Sei que os escreveste completamente de coração. Um verdadeiro roteiro, espectacular, mesmo! Gosto-te muito, doce Naida. Beijinhos enormes e vamos mas é organizar a próxima!

    ResponderEliminar
  2. Ahh e vou actualizar o meu post e por link para este! :)

    ResponderEliminar
  3. Era capz de ler mais dois posts destes, com estas fotos maravilhosas cheias de cores bonitas, que nos despertam todos os sentidos! Adorei :) E fiquei com vontde de ir já hoje, agora!
    Parabéns pelo bonito blog e pelas tuas receitas sper práticas sem preconceitos.
    Agora vou ali cobtar as moedas do mealheiro para começar a fazer a mala :)

    Beijinhos ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale bem a pena amealhar cada moedinha :) depois é escolher uma viagem baratuxa, ir poucos dias, esolher um hostel barato e tudo se arranja :) nunca pensei dizer isto mas é verdade :) beijinho e obrigada :)

      Eliminar
  4. Naidinha, estou quase de lágrima no canto do olho e de coração apertadinho com tantas saudades da minha "Beloved Loudou". A banquinha da Popina é maravilhosa não é? Nem imaginas como fiquei estupefacta ao comprar o livro e descobrir que era tudo a mesma coisa LOL...
    Os lugares por onde passaste são deliciosos: era em Covent Garden que comia a melhores jacket potatoes, mas o meu spot favorito era a Patisserie Valerie de Old Brompton Road com os seu deliciosos doughnuts de custard cream, que eu comia deliciada num lindo jardim atrás da igreja!
    Claro que com os anos Londres deve estar muito diferente (a ultima vez que lá estive foi provavelmente há 10 anos atrás) mas acredito que encantadoramente deliciosa. Tanta mistura de diferentes culturas dá nisto!
    E que saudades de Portobello, onde fazia as minha comprinhas semanais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aiii e eu que inveja tua de teres vivido lá :) imagino as saudades e a vontade de voltar para umas férias hehe beijinho**

      Eliminar
  5. Este é um post para ler, e reler, e voltar a ler...de tantas coisas para ver!
    Já não vou a Londres à mais de 10 anos, por isso está bem na altura de lá voltar. Adoro o livro da Popina e também não me canso de fazer as receitas, que saem sempre tão bem. O livro do Ottolenghi é maravilhoso (http://cookingbooksblog.blogspot.pt/2013/11/ratatouille.html), as receitas são deliciosas! Quanto à livraria Books for Cooks...bem o melhor é guardar 1 dia para lá ficar a ver livros...:)
    Fantástico, uma viagem inesquecível!
    Beijinhos
    Lena
    Cooking

    ResponderEliminar
  6. Muito parabens.... Adorava ter ido com Voces!!!!
    Adoro o seu blog.... é sempre uma grande inspiraçao para mim.
    Beijinhos e felicidades
    Regina

    ResponderEliminar
  7. Adorei o post e a receita. A última vez que estive em Londres já foi há uns bons anos e não havia ainda este boom que tornou a gastronomia uma coisa fashion. Mas Portobello Market já era um must! :-)

    ResponderEliminar
  8. Agora deixaste-me com saudades de Londres! A minha vontade foi de comprar um bilhete e ir a correr para lá!! Fiquei muito contente por o meu post ter sido útil e extremamente feliz porque senti nas tuas palavras que se divertiram imenso! Beijinho!

    ResponderEliminar
  9. Ah e a Books for Cooks é de perder a cabeça!!! E de esvaziar a carteira também! :)

    ResponderEliminar
  10. Um post longo? Que nada, lê-se num instantinho e de fio a pavio de tão emocionante Naida. Que inveja dessa vossa food trip, eu estive la em 2008 e agora fiquei aqui cheinha de vontade de ir la de novo...

    beijinho e obrigada por partilhares!

    ResponderEliminar
  11. Cheguei até ao fim do post e com um sorriso na cara! Cada fotografia é ainda melhor que a anterior... Que aspecto, estou de queixo caído! Já tinha lido a vossa aventura no "Clavel's cook" e o vosso entusiasmo com a viagem é contagiante... Dou por mim mais uma vez a sonhar ir também a esses lugares...! Quem sabe um dia? Por agora, obrigada pelo relato :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Raquel :) vais ver que quando fores vais adorar :) um beijinho**

      Eliminar
  12. Eu li até ao fim e adorei cada descrição. Já decretei que quando for a Londres quero ir a esses sítios todos, fiquei a roer me de inveja ehehehhehe....Adorei as fotografias de Portobelo Road, pena não haver algo assim por cá!!!
    Fiquei cheia de vontade de ir numa foodtrip e se fosse com bloggers como vocês ainda melhor!
    Bjoka
    RIta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Vale a pena cada cêntimo que se amealha hehe vais ver que quando fores vais adorar :) um beijinho grande**

      Eliminar
  13. Uau ... Adorei, adorei, adorei. Adorei as fotos e a descrição do roteiro que fizeram em Londres. Ai tantas saudades ... Adoro Londres e já não vou là à 3 anos, mas agora fui, obrigada por isso. Adoro o Jamie Oliver. Portobello é fantástico, o mercado, a parte das velharias, o peixe fresco e Covent Garden, uau ... tenho mesmo que lá voltar. E nesta altura do Natal, Londres é especial. Tiveram uma experiência fantástica! Obrigada por partilhares. Agora é experimentar a tua receita. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ligia :) foi um post de coração :) um beijinho grande***

      Eliminar
  14. Pois eu li até ao fim e achei piada ao pormenor do guardanapo do restaurante do Jamie. Eu cá em casa tenho 5. Um que trouxe do Jamie Itália em Glasgow, onde a comida é fabulosa e 4 que vieram do Jamie em Edimburgo, onde a comida foi tão má e reclamámos tanto, que o empregado nos ofereceu os 4 guardanapos, eheheeh!!
    Lindo post e, sim, para os amantes de food, este é uma journey de sonho.
    A tarte tem um aspecto magnífico e a nossa Ginjinha querida tanto me falou da Popina que já mandei vir o livro e tudo...
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia, vais adorar o livro tenho a certeza :) A Inês ficou encarregue de pedir os guardanapos hehe e com aqueles olhinhos não dá para resistir :) beijinho

      Eliminar
  15. Adorei ler o teu post!
    Quando estive em Londres adorei ir a Books for Cooks, os mercados e as lojas com especiarias :) uma pessoa perde a cabeça

    ResponderEliminar
  16. Olá Naida, li até ao fim e amei. Um excelente post sobre uma soberba viagem. Quando fui a Londres ainda não tinha este bichinho da gastronomia tão desperto. Mas também estive no Convent Garden e decorado de Natal! Super! Super!
    Bjinhos e parabéns pela escrita do coração.

    ResponderEliminar
  17. Ahahah!!! Também roubaste o guardanapo!!!!!! Amei ler-te! Uma viagem inesquecível, sem dúvida!
    Big Kiss! E obrigada ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vera, não roubei OS guardanapos lol Pedimos gentilmente aos empregados que se riram e disseram : se a minha supervisora não vir...hehe que é como quem diz, isto está sempre a acontecer. mas não foram roubados! isso não! beijinho***

      Eliminar
  18. Eu li até ao fim Miss Naida!
    E adorei o roteiro. Não sabia que a Lorraine Pascale tinha uma bakery...
    Vejo que as meninas trouxeram props (lindos!) iguais ;)
    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
  19. Adorei este post. Já fui a Londres por diversas vezes e numa próxima vou apontar alguns sitios que sugeres. Deve ter sido um fds espectacular e obrigada por partilhares. Inicio-me nestas aventuras de food blogs e esta partilha é muito gira.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não era para fazer este post mas depois pensei nisso, na partilha de sítios giros para outras pessoas poderem visitar :) Parabéns pelo blogue :) gostei muito do que vi :)

      Eliminar
  20. Naida
    Entendo muito bem o teu entusiasmo, não só pelos lugares em si, mas por partilhares experiências com pessoas com essa afinidade. São as melhores coisas que levamos desta vida :) Já pensaram na próxima? Sugiro Paris!
    Beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paris é uma óptima sugestão ainda para mais para o ano vai fazer 10 anos que lá estive :) seria ouro sobre azul hehe

      Eliminar
  21. Até esqueci a tarte da Popina que deve ser muito boa, como todas as receitas que já fiz dela. Lembro-me quando descobri esse livro há uns 3 anos, tinha acabado de sair em inglês. Quase todos os dias testava uma receita :) Tenho-o comigo aqui!

    ResponderEliminar
  22. Naida, juro que me arrepiei e me emocionei.
    Revivi cada pedacinho dos dias e dos lugares ao ler-te. Adorei o teu post!
    Adorei o facto de ter sido partilhada convosco, que adoro de coração.
    E os guardanapos, que nos foram gentilmente oferecidos :) hehe adoro tudo.
    Adorei a banquinah da Popina que já adorava pelo livro, e adorei as tuas tartes, que dividimos as duas e eram maravilhosas. Que saudades, vamos voltar?
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Naida, eu li o post até ao fim e adorei cada palavra, cada descrição tua, porque tu consegues meter paixão em cada palavra, levando quem te lê a querer estar lá contigo. Eu não consigo imaginar o quanto essa viagem deve ter sido espectacular, mas que foi de certeza não tenho dúvidas. Aliás, eu ouvi o relato da Sandra e consegi ver aquele brilhozinho nos olhos de cada vez que ela falava no Jamie.
    Adorei o post, as imagens e já agora, comecei a gostar da Popina, desde que conheci o teu blog. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Célio :) foi mesmo de coração que escrevi :) e fico tão contente por te ter "influenciado" hehe numa coisa tão boa :) beijinho***

      Eliminar
  24. Que post tão bonito Naida :) Ainda bem que tomaste esta decisão! Fizeste muito bem em ir :) Tenho a certeza que aproveitaste mil e que nunca vais esquecer esta oportunidade :D

    Agora manda receitas!
    Temos que combinar a visita ao Terra Viva :) Vê lá se tens um tempinho :) Beijo!

    ResponderEliminar
  25. Deve ter sido incrivel!! :D

    ResponderEliminar
  26. Naida Rute, nem sei que te diga.. Adorei cada momento desta viagem tão bem organizada por uma agente de viagens que conheço de Pardilhó! Foi um fim de semana tão bom, que repetia todas as semanas se fosse bem rica! Adorei a reportagem e a tua tarte da Popina que querias só pra ti... Há duas coisas que jamais esquecerei desta viagem, a pavlova e os teus snacks :) Ok... não falo das nossas noites porque já seria falar demais :) beijos

    ResponderEliminar
  27. Adorei o post....li tudinho e fiquei com imensa vontade de lá ir e provar tudo...
    Tanto o texto, como as fotos e a receita estão muito bons, convidam a ler tudo e quase que nos obrigam a ir para a cozinhar reproduzir essas tartes deliciosas.
    Obrigada pela partilha.

    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  28. Eu li tudo até ao fim e acho que foi um fim de semana maravilhoso com toda a certeza.
    Quanto à receita gosto muito embora ainda não me tenha cruzado com os livros da Popina.

    ResponderEliminar
  29. olha tanta gente que leu aé ao fim!! =))) eu fui mais uma. adorei ;) já estive em londres 2 vezes e não conhecia a maior parte destes sítios. alguns vou ter que visitar.

    ResponderEliminar
  30. Que maravilha de viagem deve ter sido! E os sítios, aqueles sítios, o Ottolenghi que eu só conheço de um livro que não largo, recuso-me :)
    O Jamie pode ser 'Italian' mas as tábuas onde serve a comida são bem portuguesas!!! De uma empresa chamada Gradirripas, ali para os lados de Santarém.
    *** suspiro*** bela viagem :)

    ResponderEliminar