terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Brownies de chocolate e laranja


Começou o verdadeiro countdown para o Natal.
Apesar de a árvore não estar feita, de ainda não ter provado o bolo-rei e muito menos pensar em posts de receitas natalícias já só sonho em chegar a dia 24.
Não para me encher de rabanadas e sonhos (ok, também!) ou de passar o dia a cozinhar em forno a lenha com a minha avó (isso quero muito!) mas para descansar. Deitar-me no sofá, ligar a televisão e ver um filme (não me lembro do último que vi, shame on me), adormecer a ver o Jamie (ah, esse é o passatempo favorito da minha mãe) mas simplesmente desligar. Porque simplesmente desligar também é preciso :)
Até lá os dias vão ser duros, as horas vão ser poucas, os imprevistos vão acontecer mas sinto-me feliz.
Sinto-me feliz pelo ar frio que sinto todas as manhãs, por finalmente ter as leituras em dia (e aproveitar bem o tempo nos transportes públicos) e principalmente pelo quadradinho (às vezes 2, ups) de chocolate 70% cacau que tenho comido todos-os-dias!
A verdade é que o chocolate é um guilty pleasure que comido com moderação (como tudo na vida) dá-nos (pelo menos a mim) uma enorme satisfação.  Desde que li aqui que o chocolate ajuda a melhorar a concentração que se tem tornado no meu melhor amigo.
Cá em casa, o chocolate nunca falta porque há sempre quem peça uns brownies para alegrar o dia. Não há como fugir! Das duas uma: ou os meus brownies são uma coisa do outro Mundo, ou cá em casa a malta não gosta muito de variar!

(receita adaptada deste livro perfeito)
Ingredientes:
240 gramas de chocolate negro 70% cacau
80 gramas de manteiga
3 ovos
100 gramas de açúcar amarelo
60 gramas de farinha
raspa e sumo de 1 laranja
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque o chocolate partido em pedaços e a manteiga numa taça resistente ao calor e coloque em banho-maria até o chocolate derreter, mexendo sempre.
Numa taça bata os ovos com o açúcar. Acrescente a farinha, o sumo e a raspa da laranja e envolva o chocolate derretido até ficar cremoso.
Coloque a massa num tabuleiro de ir ao forno previamente forrado com papel vegetal e deixe cozinhar cerca de 15 minutos ou até estarem cozidos por fora e mal cozidos por dentro.
Divida em quadrados e sirva.

7 comentários:

  1. Naidinha, tenho cá para mim que deve ser uma combinação de ambos os dois: os teus brownies são uma coisa do outro mundo e a malta tb não é adepta de variações :p

    E não podia estar mais de acordo com a parte do "simplesmente desligar também é preciso". E muito. Aliás, é o que tenciono fazer entre 20 de Dezembro e 4 de Janeiro, eh eh eh :)

    ResponderEliminar
  2. Brownie girl, gostava que fosses minha vizinha, dia de Natal ia a tua casa comer os restos e depois vinhas tu à minha e acabaríamos a beber água das pedras ou então no posto médico.
    kiss

    ResponderEliminar
  3. Que lindos brownies!
    E chocolate e laranja... óptima combinação :)
    Que bom que os dias têm sido com muito trabalho e que o dia de descanso está quase a chegar! Acredito que seja só um descanso do trabalho, porque na cozinha vai ser uma correria com pequenas maravilhas!
    Um beijinho querida :)

    ResponderEliminar
  4. Epá, os teus brownies têm fama sim senhora! Já comia um :)
    Estou também a ver se chega o dia 25 sem urgências para poder descansar um dia sem stresses e a comer tudo a que tenho direito hehe.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Encontrei o teu blog por acaso e já fiquei fascinada apenas com este post! As fotografias estão muito muito bonitas e cativantes, e o post em si também, gostei muito! :)
    Fico por cá para ver mais posts teus! :)

    ResponderEliminar
  6. Esta receita é vencedora cá por casa :)

    ResponderEliminar