No blogue raramente aparecem receitas de sopas. Podem pensar que cá em casa não comemos sopa mas nada mais errado. Todos os dias há sopa, mas sempre sopas muito normais. Alterna-se entre a sopa de feijão e a sopa de legumes, que depende sempre do que a horta nos dá. Uma vez por outra faz-se uma canja de galinha ou um caldo verde (em vez da batata usamos courgette e fica deliciosa e super cremosa).
Desta vez quis fazer algo diferente. Como sempre, fui ao quintal dos meus avós ver os legumes mais frescos. Trouxe abóbora, alho francês, cenouras, aipo (que plantei e está lindo lindo e um chuchu que a vizinha me deu (como é bom viver na aldeia e dar o que temos a mais. Somos sempre generosamente acarinhados).
Quando cheguei a casa, "tropecei" no Jamie at Home, um livro (e programa de tv) que adoro, porque as receitas partem de um ingrediente que vem da terra :)
Adorei a ideia da salva, das poucas aromáticas que raramente uso porque nunca sei muito bem onde usar e que deu um toque divinal à sopa.
Ingredientes:
10 folhas de salva fresca
1 cebola picada
1 talo de aipo
2 cenouras descascadas e cortadas em cubos
1 alho francês
1kgs de abóbora
1 chuchu
1 carcaça de frango (ou caldo de carne ou legumes)
2 dentes de alho
Preparação:
Coloque um fio generoso de azeite num tacho e junte as folhas de salva. Deixe alourar cerca de 1 minuto, mexendo sempre ou até ficarem crocantes. Retire a salva e reserve.
Nesse azeite refogue a cebola picada e adicione a carcaça de frango ou alguma parte de frango que queira cozinhar (gosto de cozer frango na sopa porque dá um óptimo gosto e funciona como caldo de carne. a carne fica tenrinha para depois assar ou estufar :) Misture bem e acrescente os legumes cortados (excepto o alho). Cubra os legumes com água e deixe cozinhar até os legumes estarem moles e a desfazerem-se. Retire o frango.
Retire a sopa do lume e com a varinha mágica triture a sopa. Junte os dentes de alho picados e volte a misturar.
Sirva com as folhas de salva e um fio de azeite.
Que excelente combinação de sabores.
ResponderEliminar______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha
feedly - bloglovin' - Facebook
Gosto do smile na sopa :)
ResponderEliminarEu gosto de usar salva mas uso sempre com regra porque, como o louro, acho que o seu sabor é tão forte que pode dar cabo de uma receita. E quando vejo dez folhas numa receita, uso cinco, na dúvida :)
ResponderEliminarOlá Maria :) Na receita o Jamie usa 16 ;) eu confesso que não senti muito o sabor :) A salva é mais para aromatizar o azeite e depois a salva para servir aos convidados (fica giro) ;) beijinhos**
EliminarTem uma cor e aspecto deliciosos, esta semana também fiz creme de abóbora cá em casa
ResponderEliminarGostava de ver essa receita de caldo verde
Adoro sopa,principalmente assim como esta colorida e cremosa adoro! Nestes dias mais frios é o que me sabe melhor.
ResponderEliminarOtima receita:)
Beijinho grande
Olá Franguinha,
ResponderEliminarNo meu blogue e na minha casa é a mesma coisa: pouca sopa num lado e muita no outro. Acho que a sopa é dos melhores alimentos que há: fácil, prática, ótima para congelar, saudável e acima de tudo barata! Pena que as pessoas se esquecem disso às vezes. Adorei o teu creme.
Beijinho,
Amélia
Gostei muito desta sopa de Abóbora com Salva. Nunca tinha pensado que podia ficar bem numa sopa. Eu costumo usá-la nas marinadas de carne e fica óptima.
ResponderEliminarJá o aipo, tenho visto muitas receitas mas nunca experimentei com receio do sabor que acho muito forte assim em crú.
Como tenho muita abóbora e salva, vou experimentar fazer essa sopinha que me deixou bem curiosa. Bjs. Bombom
Aqui em casa as também se comem sopas todos os dias! Sopas simples, mudam os espinafres, o agrião, a couve, mas a base é sempre muito idêntica!
ResponderEliminarTambém sem batata, com curgete, cenoura, abóbora ou chuchu quando a avó manda :)
Adorei a tua! Está tão bonita :)
E eu adoro creme de abóbora :)
Um grande beijinho
Uma sopa sorridente :) Adoro sopa de abóbora nesta altura do ano. Aqui no meu canto também publiquei uma, pois gosto mesmo destas sopas nesta altura do ano. Gostei do toque da salva e dos lindos olhos que deu à sopa! :)
ResponderEliminarTem muito bom aspeto :)
ResponderEliminarBeijinho*
www.flordemaracuja.pt
Eu adoro sopa, sou uma sopeira!
ResponderEliminarHá sempre sopa em casa, conforme o que a horta e o mercado nos dão, adoro!
E apesar de publicar poucas sopas, nunca falhamos na sopinha de legumes que adoramos.
Abóbora e salva são tão boas juntas. Beijinho.
Sabes da primeira vez que provei salva, não gostei nada! Achei uma erva muito forte e pouco consegui comer... Estás na tua fase salva.. ve lá se me trazes uma raminha para ver se gosto disso! beijo salvado!
ResponderEliminar