domingo, 8 de setembro de 2013

Gaspacho

O meu pai passa o ano inteiro a desejar que os tomates fiquem maduros.
E quando eles começam a "pintar", as saladas são o acompanhamento de qualquer refeição.
E o meu "mítico" arroz de tomate (um dia tenho de falar sobre isso) com carapaus fritos...hmmm
Tomate, tomate, tomate em tudo!
E como ainda é Verão, começar as refeições com um shot de gaspacho refresca o corpo e a alma e dá-nos uma lufada de vitaminas e nutrientes.
Deve haver mil receitas de gaspacho, eu própria confesso que cada vez que faço altero sempre uma coisa ou outra, acrescento ou substituo um ingrediente por outro. Hoje deixo a receita do último que fiz e que me encheu as medidas!

Ingredientes (cerca de 800ml):
6 tomates maduros grandes
1/3 pepino
1/4 de pimento
1/4 de beringela
4 hastes de cebolinho
3 colheres de sopa de azeite
orégãos, pimenta e sal q.b

Preparação:
Retire do frigorífico os legumes e corte o tomate grosseiramente em bocados (se preferir pode retirar a pele ao tomate).
Corte o pimento, o pepino e a beringela aos bocados e coloque tudo no liquidificador ou triture com a varinha mágica.
Tempere com sal, orégãos, pimenta e azeite e coloque as hastes de cebolinho no liquidificador e volte a triturar bem.
Se não estiver suficientemente frio pode colocar uns cubos de gelo a gosto ou acrescentar um pouco de água e "coar" se preferir o preparado mais fino e aguado. Polvilhe com orégãos secos.

13 comentários:

  1. és das minhas, não usas alho no gaspacho! Gostei do uso da beringela.

    Hoje o jantar vai ter ingredientes semelhantes: massa com molho de tomate e beringela, hmmm!

    ResponderEliminar
  2. Adoro gaspacho, nunca usei beringela e achei uma boa ideia.
    Em casa gostamos de encontrar os bocadinhos dos legumes e por isso nunca os trituro, mas gosto das duas formas, refrescante e delicioso!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Tenho de dar uma outra oportunidade ao gaspacho... Este está com uma cor linda!
    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Por cá adoramos gaspacho :) A minha receita é muito parecida com a tua (que me parece uma delícia)

    ResponderEliminar
  5. Nunca experimentei gaspacho, mas ando super curiosa!! Está com óptima cor ;)
    beijocas

    ResponderEliminar
  6. O tomate é de longe o meu legume preferido, adorava ter uma horta só para ter desses tomates.. Uma das minhas grandes lembrança de infância era uma pequena horta que o meu pai tinha perto de casa e lá davam-se tão bem os tomates que ele guardava lá na casinha sal grosso para comermos depois de os apanhar :) Saudades dos tomates e do meu pai... Gaspacho, ora bem eu como boa quase espanhola que sou não ia adorar gaspacho? Em Sevilha servem-no assim em copos.... AMOOOOO por isso ve lá se cá vens e trazes um desses copos para mim!

    ResponderEliminar
  7. tomate, sem dúvida o ingrediente base das comidas de Verão! ahh, e um gaspacho bem frio numa noite quente..uma maravilha :) *

    ResponderEliminar
  8. Excelente ideia, rapariga.
    Deixo-te uma pequena lembrança:
    http://comopaoparalaranjas.blogspot.pt/2012/06/mulheres-beira-de-um-ataque-de-nervos-e.html

    Bjiis
    Mom

    ResponderEliminar
  9. Os gaspachos por aqui e as sopas de tomate da Laranjinha e eu que não me decido a experimentar, embora ande sempre com elas na cabeça. Será que este Verão, vaio ser o Verão? Pelo menos levo já esta receita, quem sabe....
    Beijinhos

    ResponderEliminar