quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Meada de Soja


Lembro-me da primeira vez que a minha mãe cozinhou soja lá em casa. Eu gostei logo. A minha mãe também. O meu pai resistiu!
Passou-se para a soja granulada, escondida nas sopas e lasanhas, mas mesmo assim ele descobria a nossa tramóia.
Até ao dia em que experimentámos o 50-50! Ou seja, mistura-se a soja grossa com a carne, nós comemos a soja, ele escolhe a carne! E voltámos à harmonia!

Ingredientes:

3 cenouras grandes
200 gramas de massa meada
150 gramas de soja
100 gramas de carne cortada aos cubos
1/2 linguiça
2 tomates
sal, pimenta, limão,
1 folha de louro, 1 cebola, 1 alho

Preparação:

Coloque a soja numa tigela de água. Reserve por cerca de 15 minutos.
Escorra a água e tempere a soja com sumo de limão, sal, pimenta, 1 folha de louro e 1 alho picado. Reserve.
Num tacho ao lume refogue a cebola e junte os dois tomates picados. Quando estiverem bem desfeitos adicione cerca de uma chávena de água.
Deixe o molho ferver e junte as cenouras cortadas em cubos, a carne, a soja e a linguiça ( pode adicionar pimentos também, eu raramente adiciono porque não gosto!) Tempere com sal e pimenta.
Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos (consoante a qualidade da carne) e veja se tem molho suficiente.
Pode cozer a massa à parte e juntar no final à carne e à soja ou cozinhar tudo junto!

(Este prato pode ser feito só com carne ou só com soja)

10 comentários:

  1. Bom dia!
    Gostei muito da tua receita 50-50! Tenho em casa soja para experimentar assim e a tua sugestão parece-me bem deliciosa...acho que vou gostar ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da tua receita como sempre...um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Gosto de soja mas também sou um pouco como o teu pai... :) hehe
    Gosto de soja nas almôndegas e assim camuflada. Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Tenho lá dois pacotes de soja em quadrados á espera de receita para serem usados... gostei desta... vou leva-la.... eu por acaso a primeira vez que comi foi fora de casa e adorei... agora vamos ver os restantes elementos!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Adoro soja mas a massa meada é a única que me leva a torcer um bocado o nariz :)

    ResponderEliminar
  6. É o que a culinária tem de bom, se for feita por nós, é que podemos alterar os pratos de modo a agradar a gregos e troianos, como se costuma dizer, e aqui está a prova disso.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Mais uma vez obrigada pelos comentários :)
    Eu sou suspeita porque gosto muito de soja, mesmo dos bifes, mas sempre com molho para ficar suculento :)
    SarinhaT, na lasanha também fica muito bem camuflada :)
    Margarida, para experimentar podes juntar uns bocadinhos de carne, bacon ou chouriça que para além de dar gosto se alguém não gostar de soja já tem o que jantar hehehe
    Ameixa,costumo usar esparguete ou fussili também :)
    beijinhos***

    ResponderEliminar
  8. hahahaha, é ótimo encontrar o equilíbrio
    uma sugestão bem saborosa para o fim de semana
    beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  9. Olá, Obrigada pelos comentários tão carinhosos. Já dei uma "voltinha" pelo teu blog e gostei muito do que encontrei. Serei tua seguidora e voltarei muitas mais vezes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Ainda não conhecia o blog, mas já estou a adorar! Obrigado pela visita simpática :) Gostei do que vi por aqui, receitas bem inspiradoras.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar