domingo, 13 de maio de 2018

Um prato de massa e uma viagem por Itália



Tenho "tropeçado" várias vezes na pasta "Itália" no meu computador, com um nó imenso no coração de não arranjar tempo (sim, mais uma vez o tempo) de ver, escolher e tratar essas fotos.
Já escrevi aqui alguns "relatos" de viagens (aqui, aqui, aqui, aqui e aqui) e são provavelmente os posts que me dão mais prazer escrever.
Na verdade é um bocado parvo fazer um post sobre a minha viagem a Itália porque já passaram uns largos meses e alguns detalhes já se foram. Mas, dizia-me alguém na semana passada, devemos fazer aquilo que nos dá prazer. Sim, hoje em dia ninguém lê blogues. Sim, hoje em dia só interessa o instagram. Então porque não partilhar aqui uma receita de massa tão simples, com ingredientes da época e que na sua simplicidade me fizeram lembrar os pratos de massa italiana.

Bem, começo por dizer que sempre quis ir a Itália. Mas a viagem em si foi a primeira (e provavelmente a única) viagem por impulso.
Como contei neste blogue em alguns posts, o meu sonho de criança e adolescente foi sempre o de viajar. Porém, não tive pais ricos nem que tivessem muita vontade de descobrir o Mundo (verdade seja dita!) e quando me licenciei o país entrou naqueles anos negros de que todos nos lembramos (e a minha geração ainda mais) e de repente, cheguei aos 30 com um Cv cheio de estágios mas nada de emocionante para contar.

Sugeri Itália numa conversa com o Mr.Frango ao que ele respondeu "hmmm não me parece, mas sei lá, organiza isso".
E pronto, fui para o computador e em menos de nada tinha viagens, hoteis, museus e um sem fim de coisas compradas. 



Começamos por Roma. 
Sempre me disseram que para ir a Itália tínhamos de começar por Roma.
Devo fazer aqui um à parte. Eu e o Mr.Frango somos completos malucos em viagem. Andamos imenso a pé e visitamos tudo o que há para ver sem molengar muito. Juro que ainda estou para perceber que super poderes adquirimos nesses dias, mas tivemos de arranjar uma solução para ocupar o 3º dia destinado a Florença  (à frente conto-vos tudo).

Estivemos 2 dias em Roma e visitámos os sítios mais importantes que encontram em qualquer tripadvisor ou semelhante. Fomos ao Coliseu, Palatino e Fórum Romano. Visitámos a Fontana di Trevi que me surpreendeu pelo tamanho (juro que pensava ser uma fonte pequenina), o Panteão, a Piazza Navona e de Spagna.
Um dos sítios que mais gostei em Roma foi sem dúvida o Vaticano e seu Museu. Vale cada cêntimo  do bilhete (comprei online). Fomos também à Praça de S.Pedro e ao Castelo de São Angelo.
Mas, e graças às dicas da minha Marmita , fomos a um restaurante na zona trastevere, que para além de ter a melhor comida italiana que comi em toda a viagem (ainda sonho com aquela pasta) é uma zona lindíssima  e sem aquele aglomerado de turistas. Uma Roma "mais pura" que sem dúvida recomendo.


De Roma apanhámos o comboio para Florença. A rede de comboios italiana é muito boa e Florença era a cidade que mais queríamos visitar. 
Apesar de termos gostado muito de Roma, tivemos um azar descomunal com as pessoas. Todas muito antipáticas, e se perguntávamos por alguma informação simplesmente diziam que não davam.E claro, é uma cidade apinhada de turistas.

Chegámos a Florença com a ideia de termos uns dias mais calmos e aproveitarmos mais a cidade. E que cidade!
Chegámos cheios de fome e a primeira paragem obrigatória foi o Mercato Centrale Firenze que em português podíamos chamar de Mercado da Ribeira em Lisboa, pois o conceito é o mesmo.
Pizza e arancines. Quem me segue pelo instagram acompanhou a saga dos gelados e comida hehe


Em Florença há imenso para ver...e comer!
Destaco o Duomo, a catedral ENORME. sim é mesmo enorme e o centro de tudo.
Adorei a galeria Uffizi e é mesmo um MUST SEE. Foi o único museu que não comprámos bilhete porque ao comprar online eles adicionavam outra exposição e ficava bastante mais caro. Acabámos por ter uma sorte enorme e comprar no local, estando na fila para entrar cerca de 15 minutos.
Nesta viagem tivemos de fazer escolhas e escolhemos a galeria Uffizi em vez da Accademia.
Um sítio bonito de Florença é a Piazza della Repubblica, principalmente à noite porque é cheia de animação.
A não perder em Florença: o mercado da cidade, principalmente se vão cozinhar lá ou se adoram visitar mercados como nós, a ponte vecchio. Para quem adora a altura do sunset como nós aconselho a fazerem um na ponte Vecchio e outro na Piazalle Michelangelo que é só um miradouro fantástico de toda a cidade. Vale bem o sacrifício de subir aquilo tudo a pé (também há pizzas e gelatos para abater).


Há imensas praças a descobrir em Florença e não vou enumerar todas, apenas a melhor refeição que fiz em Florença e que deve ser ponto obrigatório se forem lá.
All' antico Vinaio. Foi SÓ considerado a melhor comida de rua de Itália e merece todo o meu destaque. São os melhores paninis de sempre, são gigantes e custam 5 euros. Muito bom, doses muito generosas e barato. Queria ter lá voltado para experimentar outras combinações mas não consegui.

E quando se vê tudo em 2 dias o que se faz ao 3º dia?
Esta sempre foi a nossa questão. Queríamos muito alugar um carro e passear pela Toscana. Sim, esse era um sonho mas todas as pessoas que conhecemos que alugaram carros em Itália tiveram péssimas surpresas com multas. Por outro lado também queríamos muito ir a Cinque Terre mas sabíamos que num dia, ir e vir ia ser muito complicado.
Estávamos nesta indecisão quando "tropeçámos" por aquelas papéis e nunca lemos de tours. Não sei porquê li e fui ver a internet o que diziam dessas tours.
Os comentários eram excelentes e decidimos arriscar numa viagem de um dia  Cinque Terre com um trekking entre duas vilas.




Posso-vos assegurar que se tivéssemos de escolher um dos sítios que mais gostámos de toda a viagem, muito provavelmente Cinque Terre estaria em primeiro.
Cada uma das cinco terras conquistou o nosso coração. Podem ver pelas fotos a razão :)



Para acabar este relato (que já vai extenso e ainda há uma receita no final) no último dia rumámos a Bolonha. Na altura que comprei os bilhetes de avião era mais barato vir de Bolonha e o bilhete de comboio também ficava baratinho ( não quero mentir mas a viagem também é curta, 30 minutos a 1hora).



Fomos pela manhã e como só tínhamos o avião ao final do dia tentámos explorar a cidade, ainda que cansados e com as malas ás costas. Mas Bolonha surpreendeu-nos. É uma cidade lindíssima que pode ser visitada em dias de chuva, já que quase toda a cidade era ligada por arcadas. 
Tivemos a felicidade de encontrar um mercado  (do género Mercado da Ribeira) com comida maravilhosa e onde nos abrigámos da chuva que também se fazia sentir.

E pronto, acho que me esqueci de algumas coisas por isso é provável que este post tenha updates futuros :)
E agora vamos à receita!
Se há coisa que fiquei maravilhada foi com a simplicidade da comida deles.

Esparguete com favas e pesto de ervilhas
Ingredientes (para 2):
Massa a gosto
200 gramas de favas descascadas

para o pesto:
1chávena de ervilhas
2 colheres de sopa de amendoim
1 raminho de hortelã (usei salsa porque era o que tinha)
sumo de 1/2 limão
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 fatia de bacon
parmesão a gosto
uma pitada de sal


Preparação:
Coza a massa e as favas e reserve.
Para o pesto, coza as ervilhas e reserve.
Junte as ervilhas e todos os ingredientes acima referentes ao pesto e triture num robot de cozinha.
Misture o pesto com a massa e as favas e polvilhe com queijo parmesão ralado na hora.



9 comentários:

  1. Já estive em Itália e adorei recordar alguns momentos nessas lindas fotos,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordar é viver hehe Que bom Mary que este post te fez recordar :) obrigada pela visita (sempre assídua ;) um beijinho

      Eliminar
  2. Que post maravilhoso! Confesso que nunca tive Itália no top dos "to-go", mas lá que me aguçaste a curiosidade! Que imagens lindíssimas!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, muito obrigada por este comentário que me aqueceu o coração :) Itália vale mesmo a pena. A comida é simples mas maravilhosa e é um país lindissimo, cheio de contrastes como o nosso. Um beijinho

      Eliminar
  3. Que lindas fotos! E quem pode resistir a uma pasta assim ? O "keep it simple" é mesmo uma máxima a reter :)

    ResponderEliminar
  4. Vale sempre a pena um post à italiana! Com fotografias assim bonitas e uma bela pasta para rematar. Dá vontade de ir já para o aeroporto. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Itália é um dos meus países preferidos, cheio de variedade nos locais, nas paisagens, nas pessoas, na comida. Adorei este post. E esse pesto de ervilhas deixou-me cheio de curiosidade, hei-de explorá-lo um destes dias!

    ResponderEliminar
  6. Que post fantástico! Nunca visitei Itália, só em livros, fotos e filmes. Mas sempre me fascinou, e depois de ver fotografias lindas vale mesmo a pena visitar. Eu gosto de ler blogs, eu gosto de escrever, mas, só gostar não é suficiente... Não comento, mas gosto muito e sigo este blog há muito tempo.
    A massa com o pesto de ervilha deve ser excelente.
    Um beijinho

    ResponderEliminar