quinta-feira, 18 de outubro de 2018

7 anos de Frango e um bolo, claro!



Não me perguntem como passaram 7 anos porque, na verdade, até estou um bocado atordoada!
Passaram rápido demais!
7 anos que me trouxeram muitos desafios, muitas conquistas, muitas superações e muitas pessoas à minha vida.
Há 7 anos, quando comecei este blogue estava numa fase de indefinição profissional. Tinha regressado de Lisboa depois de 2 anos de trabalho intenso, de experiências muito enriquecedoras  mas onde fui também muito explorada.
Voltei com o coração vazio e sem rumo. Desanimada e com uma auto estima na rua da amargura.
Cozinhar e o blogue tornaram-se a melhor parte dos meus dias. E nos anos seguintes foi aumentando o gosto pela fotografia, pela cozinha e pelas pessoas que ia conhecendo neste caminho.
Há pouco tempo li um post da querida Teresa (o Lume Brando foi dos primeiros blogues que comecei a seguir muito antes de ter o meu. Gostava tanto dos bolos dela e tinha-a quase como um ídolo que nunca me vou esquecer o dia em que a conheci :)) em que falava um pouco de como "isto de ter um blogue" se transformou ao longo dos anos.
Cada dia vemos nascer mais bloggers (ou instagramers ou youtubers) que começam algo de raiz já tão bonito e profissional (e com vista o lucro) que me fazem questionar o que ainda estou aqui a fazer!
É preciso tempo e dedicação para alimentar um blogue. E nem sempre é fácil arranjar uma destas duas coisas.
A minha vida mudou tanto nestes 7 anos. A nível profissional e pessoal. E o tempo, esse bandido, assim como as prioridades mudaram.
Há dias em que penso em escrever o último post. Nesses dias vou às estatísticas do blogue. Mesmo sem escrever todos os meses tenho um número bastante simpático de visitas.
Pergunto-me porquê que as pessoas continuam a chegar aqui. Quem estará desse lado. O que espera encontrar. Tenho tantas questões. Tantas dúvidas sobre como seguir em frente para mais um ano de Frango.
Mas, apesar das dúvidas, é aqui que me sinto bem. Mesmo não sendo tão assídua como gostaria. Mesmo não partilhando tantas experiências com outras bloggers como em tempos trocámos (e que belas recordações).
Talvez já faça parte de uma "velha" geração de bloggers. Não sei. Só sei que me sinto muito agradecida a quem, ao longo destes 7 anos foi passando por aqui.
Vou continuar! Por mais 1 ano...ou 10.  Não sei. Mas também não é esse o encanto?
Obrigada!
E agora a receita!







Ingredientes:
(receita da massa deste blogue do blogue Lume brando)
3ovos
100ml de azeite
1 banana madura esmagada
100gr de açúcar de coco
135gr de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento em pó
50 gr de chocolate negro picado
200ml de natas
1 colher de sopa se açúcar
gotas de 1/2 limão
110gr de açúcar mascavado,  90ml de leite de soja e água qb para fazer o molho de caramelo

Para o curd de maracujá:
Obrigada Ana Miguel pelos maracujás ;) you made my day!
70gr de açúcar
1 dl de água
polpa de 5 maracujás
2 gemas
40 gr de manteiga

Preparação:
Para o caramelo: Leve o açúcar ao lume com um bocadinho de água só para cobrir. Deixe caramelizar. Quando estiver a borbulhar e com cheiro a caramelo retire do lume e com cuidado junte o leite de soja (ou normal). Reserve.
Numa taça bata o azeite com o açúcar e a banana esmagada. Junte os ovos, mexa bem e adicione o caramelo. Envolva a farinha e o fermento e por último adicione o chocolate picado.
Coloque numa forma e leve ao forno pré-aquecido a 180º e deixe cozer o bolo cerca de 40 minutos ou até está cozido.
Para o curd coloque todos os ingredientes num tacho e leve ao lume muito baixo (brando) até começar a engrossar, mexendo sempre. Retire do lume e reserve.
Bata as natas na velocidade máxima durante cerca de 2 minutos e depois reduza de velocidade, juntando uma colher de açúcar, sem parar de bater. Quando as natas ficarem mais sólidas junte algumas gotas de limão e continue a bater até ficar parecido a chantily.
Corte o bolo ao meio e recheie com as natas e uma parte do curd de maracujá.
Cubra o bolo com as restantes natas e decore com o restante curd.



14 comentários:

  1. Palavras certíssimas! Revejo-me tal e qual nos que escreveste. As coisas hoje em dia já não são o que eram há uns anos. Mas como dizes no fim "Não é esse p encanto?"... É sim, por isso ainda continuo com o meu também. Parabéns pelo aniversário e, eu cá continuo deste lado :) bjinho doce

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada Ratolinha :) pelas palavras e pela tua presença sempre assidua :) um beijinho grande

      Eliminar
  2. Parabéns! O que interessa é continuares a fazer o que te faz sentir bem, seja receitas todos os dias, ou 1 por mês. Eu virei sempre espreitar :). beijinhos e venham mais sete!

    ResponderEliminar
  3. Naidinha, como imaginas, revejo-me em tudo o que dizes e sinto um certo conforto em saber que não sou a única. Se por um lado sinto esse peso de ser da "velha guarda", por outro estou como tu, com essa vontade de continuar e de me deixar ir, afinal o blog trouxe-me tantas coisas boas! E a nossa amizade é seguramente uma delas 💛
    E que contente fiquei por festejares o 7º aniversário do teu blogue com um bolo do Lume Brando! E eu sei porque as pessoas continuam a cá vir: porque escreves bem, com empatia e verdade e fazes fotos maravilhosas ;) Um beijo enorme!
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. querida Teresa, sem dúvida que a melhor coisa que o blogue me trouxe foram as pessoas que conheci, e tu uma delas. Das boas!
      o bolo ficou uma delicia, como todas as receitas que já experimentei do teu blog e do teu livro! um beijinho grande**

      Eliminar
  4. Olá, de alguma forma identifiquei-me, quando comecei o meu blog tinha visão muito diferente foi também há 8 anos mais coisa menos coisa e nunca consegui leva-lo a lado nenhum, tenho 85 seguidores e nem vejo as estatísticas porque se as visse nem me dava ao trabalho, no entanto sou pasteleira de profissão e o blog, embora tenha poucas coisas, foi servindo de portefólio ao longo do meu percurso e agora depois de 3 anos de muito trabalho (sem tempo para nada) estou numa fase de viragem e como escrever receitas é algo que me dá prazer, ainda não desisti. BTW esse bolo tem tão bom aspecto ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada pelas suas palavras! agora tem mais uma seguidora :) acredito que quando fazemos algo de forma genuina e com gosto, vale todo o tempo que investimos nisso. um beijinho e continuação nesse futuro bem docinho*

      Eliminar
  5. Muitos parabéns! 🍸
    Nunca nos encontrámos contudo acompanhamos-te há estes anos todos.
    Pedimos que continues enquanto puderes. Partilhamos essa utopia de partilhar sem procurar nada em troca sem contudo ter nada contra quem o faz.
    Um grande beijinho.
    Mom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada* quem sabe um dia nos cruzamos :)eu vou continuar por aqui mesmo que já quase ninguém leia blogues hehe beijinhos**

      Eliminar
  6. Muitos parabéns!
    Vou experimentar. Obrigada pela partilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Nham nham que aspeto de bolo :D
    Muitos Parabéns Neidge! Uau 7 anos :D
    Vale sempre a pena se gostamos e se é algo que nos faz bem. O resto, seguidores e afins, são extras que adicionam outro sabor.
    Encontraste a tua própria resposta quando escreveste "Mas, apesar das dúvidas, é aqui que me sinto bem."
    Beijinhos e venham mais 7, 14, 21, ... :)

    ResponderEliminar
  8. pg สล็อต เกมสล็อตออนไลน์ได้รับความนิยมอย่างมากในปัจจุบัน โดยเฉพาะจาก PG SLOT ซึ่งเป็นนักพัฒนาเกมชื่อดังที่มีความรู้สึกทันสมัยและคุณภาพเยี่ยม ผ่านอุปกรณ์มือถือที่ทันสมัยและสะดวกสบาย

    ResponderEliminar