segunda-feira, 21 de setembro de 2015

4 anos de blogue e um bolo de chocolate!


4 anos! 4 anos!

A minha mãe costumava dizer sempre, em tom de desabafo, que eu nunca acabava o que começava! Talvez fosse um daqueles defeitos que responsabilizamos aos signos. Gémeos! Ora uma típica nativa de gémeos gosta de experimentar muitas coisas ao mesmo tempo :)
A meio ficavam os bordados, os livros, as arrumações.
"Tiveste muita sorte, terminei a licenciatura e o mestrado", respondia eu na brincadeira.
E termino sempre aquilo que me desperta paixão, entusiasmo e que gosto verdadeiramente. Nesses casos, não termino, continuo vida fora.
Esta semana pensei sobre o que me faz continuar "o meu franguinho". E isso levou-me a pensar nestes últimos 4 anos.
Quando comecei o blogue, à semelhança de outros que tive, não queria que soubessem que eu era a autora. Tinha vergonha. Não sei se era vergonha, mas tinha receio sobre o que as pessoas que me conheciam iam pensar.
Aos poucos fui-me "revelando" e os amigos foram descobrindo este espaço. Ninguém disse "mas tu não és chef, porque raio tens um blogue". Não. Acharam piada. Gostaram!
Comecei a ver muitos blogues, muito pinterest, e lembrei-me que a reflex podia fotografar comida e não apenas pessoas.
Conheci pessoas. Dei-me a conhecer.
Sempre entendi que os blogues são reflexos de nós mesmos. Daquilo que gostamos, do nosso estado de espírito, do nosso meio. Por isso, sempre defendi que há espaço para todos. A blogosfera é imensa, mesmo que 10 blogues tenham a mesma receita, ela será apresentada de forma diferente em cada um deles. A fotografia é diferente, a visão é diferente, as palavras são diferentes.
A cada dia que passa nascem novos blogues, alguns deles muito bons. Fico impressionada com o que vejo, quem me dera que os meus primeiros 50 posts tivessem metade da qualidade de muitos que hoje começam.
A cada dia nascem também blogues sem alma, sem paixão, só porque sim. Porque ter um blogue é fixe e as marcas enviam coisas grátis para casa.
Continuo a acreditar que há espaço para todos, mas temos de nos saber respeitar. Não sei se penso assim porque estou habituada a trabalhar em equipa, e quem trabalha em equipa sabe que juntos vencemos. Olhar apenas para o nosso umbigo de nada serve.
Há dias em que a blogosfera me desilude mas há outros, felizmente quase todos, que me traz muitas alegrias.
Obrigada a todos os que estão desse lado.
Obrigada mesmo!
Let´s celebrate! With a Cake!

(Receita retirada deste site)
Ingredientes:
6 ovos +1 clara
200 gramas de farinha
1/4 de chávena de cacau em pó
300 gramas de açúcar
1/2 colher de chá de sal
150 gramas de manteiga
3/4 chávena de café à temperatura ambiente
1 colher de chá de fermento

Recheio:
1/4 chávena de açúcar
2 colheres de sopa de cacau
1 colher de chá de café
200 gramas de manteiga à temperatura ambiente

Glacê:
180 gramas de chocolate negro
4 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de licor (usei licor de chocolate)- opcional
Preparação:
Separe as gemas das claras.
Bata as gemas e misture com a manteiga e o café.
Num recipiente à parte misture a farinha, o cacau, 150gramas de açúcar e o fermento. Faça um buraco e adicione a misture das gemas.
Misture bem.
Bata as claras e junte o restante açúcar. Envolva as claras no preparado anterior.
Coloque numa forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos ou até estar cozido.
Para o recheio, misture bem todos os ingredientes e leve ao frio.
Para o glacê, derreta o chocolate com a manteiga e acrescente depois o licor.
Deixe o bolo arrefecer e corte em 2 ou 3 camadas, conforme prefira. Coloque o recheio e por cima do bolo coloque o glacê.
Decore a gosto.


13 comentários:

  1. Muitos parabéns pelos 4 anos do teu "menino" :)) Naida!
    Quanto ao teu texto, não podia estar mais de acordo e por isso subscrevo as tuas palavras e assino em baixo!
    Continua a fazer o teu trabalho lindo e a comemorar com bolos maravilhosos como este, que eu cá estarei a seguir-te e a apoiar-te por tantos anos quantos o Frango do Campo comemorar!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  2. Parabéns e que venham muitos mais.
    Adoro bolos de chocolate e esse parece-me bem delicioso
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Tens muita razão naquilo que dizes, há lugar para todos, haja respeito :)
    Parabéns pelo aniversário e vamos comemorando. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns!!! Este bolo está lindo e apetitoso, deu-me mesmo vontade de comer uma fatiazinha!! Já eu não aprecio por aí além a blogosfera nacional - não que não ache que temos blogs de excelência, porque temos, isso ninguém nos tira - mas sinto que é uma "comunidade" fria, umbiguista, presunçosa. Quando leio em outros blogs falarem do apoio e da sensação de pertença e das coisas e pessoas maravilhosas que ter um blog lhes trouxe, sorrio mas não acredito lá muito, não tenho essa experiência, já tive vários blogs, de vários temas e acabei por os fechar sempre devido a ataques maldosos, online bullying e verdadeiras perseguições. Poucas foram as pessoas que conheci via blogs as quais me trouxeram muito de bom, conto-as pelos dedos de uma mão, e na verdade foi muito mais o mau que o bom. Agora com um blog culinário, não tenho ataques pessoais nem bullying á porta, felizmente, mas continuo a sentir que esta é - fora raras excepções - uma comunidade feita de cliques, elitista, fria, e tenho recebido muito mais apoio, simpatia, empatia até! de bloggers estrangeiros que de portugueses. Sim, há lugar para todos, todos os que como tu fazem um blog por gosto, por vocação, por paixão e não em busca de fama e prendinhas. E também há lugar para não terem medo da "concorrência" e para se apoiarem uns aos outros, como eu vejo acontecer na blogosfera de outros países. Só por aqui é que parece que há sempre um diz que disse e agora sou amiga desta e depois já não sou... acho que em termos de blogosfera o português é muito infantil ;)
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais muitos parabéns.
    Gostei de ler o que escreveste porque realmente também vou sentindo que há dias bons e dias menos bons na comunidade blogger. Continuo a acreditar que um blog deve refletir e ter o cunho pessoal de quem está por trás (nem sempre isso acontece). E continuo a acreditar que ainda existem blogs com autenticidade, originalidade e transparência.
    O teu continua um dos que tem essas características e que eu tanto prezo. Desde que comecei o meu já segui muitos e já deixei de seguir outros tantos. O teu continua na minha lista de feeds.
    Quanto a seres gémeos... somos duas, por isso identifico-me bastante com o que escreveste. Podemos querer ir a 'todas' mas as que amamos ficam para sempre.
    Grande beijinho e muitos Parabéns.

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns pelos 4 anos do teu "franguinho"
    Infelizmente, gerou-se muito a ideia que ter um blog é fixe, que se conseguem receber imensas coisas ou que se faz fortuna, depois é ver nascer blogs como cogumelos que se percebe que têm apenas esse fim. Felizmente, ainda assim acho que os aspecto positivos de ter um blog superam os negativos :) quanto mais não seja porque nos abrem os horizontes e nos levam a sair da zona de conforto.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Naida,

    Keep up the good work! Gandas 4 anos, agora é continuar a alimentar essa paixão!
    Beijinhos,
    Amélia

    ResponderEliminar
  8. Muitos Parabéns e que venham muitos mais !cheios de delicias!
    Beijinho e Boa Semana ♥

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabéns Naida, pelo teu blog e pelo teu bolo. Eu como blogger que sou, já me dou por muito feliz que graças a ele realizei um dos maiores sonhos que tinha e tê-lo realizado ao teu lado foi uma experiência que jamais esquecerei. Sem o meu blog nunca o teria feito da maneira que o fiz! Quanto às partes negativas de ter um blog tento esquecer.. porque nunca me vão levar a lado nenhum, mas tens razão há lugar para todos na blogosfera e na vida. <3 you

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns!
    Concordo com tudo o que disseste, tal como tu o meu blog reflete a essência da pessoa que sou, com alegrias, tristezas e tudo o resto. Sou eu, sou assim, que fazer?
    Nada como sermos fieis a nós mesmos.
    Quanto ao bolinho, 5 estrelas! Chocolate nem é preciso dizer nada :)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelos 4 anos!
    Hoje o Frango do Campo também está no http://conchasebuzios.blogspot.pt/, com esta receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Naida,
    muitos parabéns por estes 4 anos. Como já disse tem sido um prazer seguir o teu blogue, ainda que sempre muito discretamente.
    Revejo-me em muitas das tuas palavras. Também eu tenho vindo a esconder a minha identidade pela mesma razão.... tenho vergonha do que possam pensar...que pensem que é uma presunção da minha parte, ter um blogue de culinária. Ainda hoje há muita gente que não sabe que o tenho. Já não tenho tanto essa vergonha, mas algumas pessoas prefiro que não saibam. Não me interessa que saibam. Tenho o blogue porque me dá um prazer enorme cozinhar todos os dias, e sempre coisas diferentes. E aliado ao blogue o prazer imenso que é fotografar! Acho que de momento ainda me dá mais prazer fotografar do que cozinhar!! :) No campo da cozinha ou da fotografia tenho consciência plena das minhas (des)capacidades e do meu amadorismo, mas são duas coisas que me dão mesmo muito prazer, e as quais tenciono continuar a aprender, à minha maneira, ao meu ritmo.

    Não me vou alongar... :) até porque falar/escrever não é o meu forte.
    Espero que continue a gostar de estar por "aqui", e de nos ter por "cá"
    Beijinhos
    Marta Dionísio

    ResponderEliminar
  13. Oh Franga, parabéns!!!! Que este espaço delicioso conte muitos e muitos anos! E até fizeste um bolo bonito! Qualquer dia estás melhor do que a Linda Lomelino :p
    O bom do teu blog é teres-me conhecido, já sabes! O que seria de ti sem mim? :p
    Temos que marcar outro lanche ajantarado!

    ResponderEliminar