quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Quadrados de pastinaga e cenoura

Não nasci numa família de agricultores. Os cultivos cá em casa foram sempre para auto-sustento mas sempre se plantou um bocadinho de tudo.
Cresci a ver o meu avô plantar batatas pelo Carnaval e a fazer cálculos para saber quando seria a "fraqueira" da lua. Andava de volta deles e implorava para que me deixassem ajudá-los.
Nos últimos tempos tenho conversado com algumas mães que viveram a mesma experiência que eu. Os longos Verões em casa dos avós, ao ar livre, a trepar árvores e a correr atrás das galinhas. E em todas as conversas senti a mesma mágoa: os seus filhos já não vão viver essa experiência! Os avós entretanto envelheceram e os pais (agora avós destas crianças) são completamente citadinos e vivem em apartamentos.
Acreditem ou não estas conversas deixam-me a pensar e com um medo enorme que daqui a muito pouco tempo as crianças pensem que os ovos vêem do tablet onde a mãe faz as compras online. Nunca fui fundamentalista mas é algo que me preocupa. E é uma das razões pelas quais, sempre que posso, chego a casa com umas sementes novas, cujo nome os meus avós nunca ouviram e planto, "a ver no que é que dá".
E é a melhor sensação do Mundo quando nasce algo tão bonito e simples como uma pastinaga.


Ingredientes:
3 pastinagas pequenas (ou 2 médias) descascada e ralada
1 cenoura descascada e raspada
100 gramas de farinha integral
50 gramas de farinha de trigo
50 gramas de flocos de aveia
80 gramas de açúcar amarelo ou mascavado
1 colher de chá de manteiga derretida
50 gramas de nozes
5 colheres de sopa de leite
3 ovos
50 gramas de mirtilos secos ou corintos
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de gengibre ralado (ou em pó)

























(Receita deste livro, o meu favorito desta menina)

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º. Barre um tabuleiro de ir ao forno com um pouco de manteiga ou óleo em spray.
Misture todos os ingredientes num recipiente e misture-os bem. Coloque a mistura no tabuleiro e leve ao forno cerca de 35 a 40 minutos ou até estar cozinhado.
Deixe arrefecer um pouco e corte em quadrados.


19 comentários:

  1. Gostei dos ingredientes que usas-te, nunca comi pastinaga mas acho que ia gostar
    Os quadrados ficaram uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Estes quadradinhos deixaram-me K.O. LOL fiquei com imensa vontade de os provar :P
    Sem dúvida que é uma benesse enorme poder crescer com esses privilégios todos, e tu tiveste esse privilégio :) Ter produtos fresquinhos sem aquelas "maldades" todas, brincar ao ar livre sem estar a respirar níveis de dióxido de carbono elevadissimos, enfim, foste e és um sortuda hehehehehe :P
    Adorei a receita!

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Penso que cada vez mais citadinos sentem o apelo do campo e do ver crescer os alimentos. Aqui mts famílias compram pequenos lotes às portas da cidade para ter as suas pequenas hortas, nao me lembro do nome em português dessas parcelas.
    Gosto imenso de pastinaga, nunca tinha provado antes de vir morar aqui. E raiz de salsa tb plantas? Sao parecidas com as pastinagas...

    ResponderEliminar
  4. Nunca comi pastinagas :(
    O prato é muito interessante.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  5. ainda hei de poder responder à questão: "quando foi a última vez que fizeste uma coisa pela primeira vez" com "comi pastinaga"!
    Quando as que semeei crescerem :)

    ResponderEliminar
  6. Também tenho andado com essa preocupação! E é bom pararmos para pensar nesta pequenas coisas, que no somatório da vida, podem ser enormes!
    Por outro lado, têm havido alguns resistentes a esta furiosa evolução citadina, vêem-se jovens a ficar no campo e outros a voltar para lá. Ainda bem que assim é!
    Gostei dos teus quadradinhos de pastinaga ;)
    Sendo das beiras sempre conheci a pastinaga, hoje em dia já se começa a falar mais, e isto é uma das coisas boas desta "febre" culinária, damos e ficamos a conhecer ingredientes!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Este foi provavelmente o teu post mais "teu", adorei do principio ao fim, das imagens à receita.. só a pastinaga é que já sabes o que sinto dela... nada a ver com o que sinto por ti! (fonix quase poesia!!!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pastinaca é bom, é bom é bom é!!
      Muito boa a receita e o post!

      Eliminar
  8. Fazes muito bem em manter esse espírito! Concordo plenamente com as tuas palavras...esta nova geração deverá ter dificuldades em conhecer as origens da alimentação...onde arranjaste as sementes? Fartei-me de procurar e ainda não encontrei...ainda não provei pastinaca, mas sem dúvida ficou com ótimo aspeto!

    bj
    Amélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprei naquela loja de sementes junto ao Mercado do Bolhão :D demoram bastante a crescer mas vale a pena :) um beijinho*

      Eliminar
  9. Cada vez vejo mais pessoas da cidade a quererem fugir para o campo, ou a tentar ter uma pequena horta no jardim ou varanda. E a ter aquele cuidado com o saber de onde vem, comprar ao produtor local, é bom de ver. É tão bom ver crescer coisas novas na horta, este ano também vou plantar essas meninas, a ver no que dá! Ficaram lindos esses quadrados.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Que giro! Deve ficar muito saboroso e tão saudável!

    ResponderEliminar
  11. Olá Naida,
    É bom podermos comer o que cultivamos. Quando era miúda e tinha os meus avós vivos, tive esse privilégio, pois mesmo não vivendo no campo com eles, 90% do que comíamos em casa vinha de lá, da "terra". Batatas, cebolas, azeite e carne de criação em especial. Os legumes mais frescos sempre foram comprados no mercado e não havia a tentação dos sacos de legumes dos hipermercados.
    O bom do progresso é que, em todas as áreas, traz sempre um período de nostalgia e de regresso ao passado e acho que isso está a conhecer cada vez no que à comida se refere, o que é uma mais valia.
    Olha, quanto aos teus quadradinhos, para te ser franca, quando os vi no livro da Lorraine, não fiquei tão entusiasmada com eles como fiquei agora aqui, ao ver as tuas imagens e se os for fazer, será graças a ti e ás fotos de salivar que nos mostras.
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente a mim também não despertou grande interesse. Gosto muito da Lorraine mas de todos este é o meu livro favorito e aquele em que mais receitas faço. Adorava o programa dela :) Nesta receita acho que é por causa do creme que tem por cima. Eu fiz sem creme e juntei aveia e mirtilos secos para serem uma espécie de barritas (sem o serem) para uns "breaks" mais saudáveis :) um beijinho*

      Eliminar
  12. É tão bom plantares o que comes!
    Sempre que vou à minha avó paterna venho de lá carregadinha, mas ela mora longe :(
    É engraçado que os miúdos de hoje em dia estão sempre colados ao tablet. A mim faz-me impressão! Não comem num restaurante sem ter o tablet para brincar! Não brincam lá fora como as crianças do meu tempo!
    Adoro esse livro, mas nunca tinha reparado nessa receita, curioso! Fiquei aqui rendida aos teus quadradinhos querida.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Que bela pastinaga!!! Crescessem elas assim na minha varanda e eu era uma mulher feliz!
    Olha, adorei esta receita e vou fazê-la para um dia que me apeteça um docinho com açúcar mas recheado com muita coisa muito boa!!!

    ResponderEliminar
  14. Já cresci numa familia citadina, e sem saber o que era plantar um repolho ou o que seja. Os meus avós paternos eram de Lisboa, bairro da Graça. Os maternos, a avó escalabitana chegou a ter galinhas enquanto viveu em Santarém, o avô materno esse nasceu e cresceu no Campo de Santana e foi militar de carreira. Mas dói-me na alma não poder dar a ver ao meu puto o crescer e plantar - apesar de fazer questão de que ele saiba como se obtém um ingrediente - porque cá em casa somos todos maus para plantar. A única coisa que se deu e deu frutos foi um pimenteiro que todos os anos nos tem brindado com pimentos pequenos mas tão saborosos!! Tudo o resto que tentamos plantar, não pega. Não ajuda viver num apartamente escuro, húmido e sem varandas, é verdade. Mas também é verdade que cada vez que usamos um desses pimentos para cozinhar, a coisa parece que sabe melhor, só porque foi fruto do nosso trabalho, não sei explicar!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. O apelo da terra ;) Lindos esses quadrados mágicos!
    Babette

    ResponderEliminar
  16. E tao giro ler-te assim e ver-te 'crescida'... ;) Aqui na Holanda as pastinagas sao muito comuns, ha sempre no supermercado durante a epoca delas. Eu uso em sopa, assadas aos palitos... ;)

    ResponderEliminar