quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Biscoitos amanteigados de avelã

Está oficialmente aberta a época das bolachas e biscoitos!
Com o forno a lenha e as noites escuras e frias só me apetece fazer bolachas.
Biscoitos simples e caseiros para aconchegar o estômago na imensidão das noites de Outono ou simplesmente para trincar por simples gulodice.
Ingredientes:
100 gramas de avelãs sem casca
80 gramas de manteiga à temperatura ambiente
60 gramas de açúcar amarelo
125 gramas de farinha
1 colher de chá de canela
(receita ligeiramente adaptada do livro Popina- Iguarias Saudáveis)

Preparação:
Bata a manteiga e o açúcar numa tigela.
Acrescente as avelãs picadas grosseiramente, mexendo sempre.
Envolva delicadamente a farinha e a canela até os ingredientes estarem bem ligados.
Com as mãos faça pequenas bolas e espalme-as com a palma da mão.
Coloque os biscoitos num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 160º, cerca de 30 minutos.


26 comentários:

  1. Que belos biscoitinhos... de avelã, hum... deliciosos.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Concordo, esta é a época das bolachas...chá e bolachas: o fim de tarde perfeito quando está frio lá fora.
    Estas bolachas devem ser maravilhosas:)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bolachas com tão bom aspecto. São gulosas essas, não se consegue comer apenas uma, aposto!

    Bons cozinhados! *

    ResponderEliminar
  4. Também devem ser boas trocando a canela por cacau em pó... (eu e o chocolate!). Este ano a época das bolachas ainda não abriu lá por casa. Mas tenho que remediar isso, não há nada como umas boas bolachinhas caseiras!

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro fazer bolachas e aqui em casa elas acabam rápido.
    Essas ficaram tão lindas e com ingredientes que me agradam.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá
    Que biscoitos tão bonitos e com avelã, que adoro... Vou roubar 1! Não... é melhor 2 :)

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Já somos dois, com este tempo frio é mesmo o que apetece...ligar o forno e fazer umas belas bolachinhas para degustar com uma boa bebida quente :)

    Essas tuas ficaram mais que lindas, com um aspecto divinal e aposto que bem saborosas :)

    ResponderEliminar
  8. Ficaram um mimo até já ia umas duas com um chá...um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Esse ar rústico dos biscoitos é magnífico!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá! Uns biscoitos simples e que prometem maravilhas! Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  11. Olá

    Uns biscoitinhos e um cha'quentinho sabe mesmo bem para aquecer! As tuas estão com aspeto bem convidativo, de certeza muito boas

    beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  12. Adorei assim que as vi no facebook :)
    Estão muito bonitas! E com este frio os biscoitos acabados de sair do forno são contagiantes :)
    Vou ficar com a receita!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Tambem estou como tu...agora so me apetecem e bolachas. Infelizmente as minhas tenho de as fazer no forno convencional. Mas se tivesse a lenha nem pensava 2 vezes. As tuas ficaram mesmo apeteciveis.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Já comia uns biscoitos desses :)
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Lindas, simples e devem ser deliciosas :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Que biscoitos maravilhosos, estão mesmo lindos!

    ResponderEliminar
  17. que lindos esses biscoitos :).. Eu comia já uns quantos!!!
    beijoca

    ResponderEliminar
  18. Também ando com vontade de fazer bolachinhas e biscoitos, um sábado destes lá vai ter que ser!!
    As tuas ficaram lindas e boas de certeza, com as avelãs e a canela! Têm ar de serem facilmente devoradas!!
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  19. Para mim qualquer altura serve para fazer e comer biscoitos! Adorei os teus ficaram fabulosos!

    ResponderEliminar
  20. Que maravilha de biscoitos. Tenho que os experimentar que a minha lata está vazia
    Um beijo

    ResponderEliminar
  21. Que aspecto maravilhoso... Já comia umas duas ou três... :))))
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  22. Estes dias frios, só me lembram bolos e bolinhos, bolachas e biscoitos.
    Com chocolate quente, ou um belo chá fumegante.
    Um encanto de biscoitos de avelã, que adoro e com o toque tão perfumado da canela. Para comer um atrás do outro :) Eles que venham a mim :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Também adoro petiscar umas bolachinhas enquanto vejo televisão =) gostei muito do aspecto das tuas!!

    ResponderEliminar
  24. Hmm que bom aspecto as tuas bolachinhas! Adorei, beijos

    ResponderEliminar
  25. Vou levar umas quantas comigo pq estão com um aspecto mais q delicioso!
    Beijinho!
    Cláudia

    ResponderEliminar